8 de março de 2011

Comer de 2 em 2 horas? Porque não 4? Ou 10 min?


Uma das recomendações mais frequentes nas dietas tradicionais é comer de 2 em 2 horas, quer seja com o objectivo de ganhar ou de perder peso. Enquanto que no primeiro caso a razão prende-se com a manutenção de um estado anabólico constante, nas dietas de restrição calórica procura-se evitar o binge eating, manter um metabolismo elevado e níveis constantes de glicemia. Mas uma coisa que geralmente não vem referida é o porquê das 2 horas. Porque não 4 ou 5? Porque não 1 h ou 10 min?


Na verdade existe uma explicação lógica que foi sendo esquecida à medida que este princípio se enraizava na corrente dietética dominante. A glicose é absorvida pelos tecidos a uma taxa de 8-10 g/h. Uma vez que a quantidade de glicose livre no organismo ronda as 16 g, ela tem de ser substituída a cada 2 h. Tão simples quanto isto. A necessidade de repor constantemente os níveis de açúcar é no mínimo discutível e mal estávamos nós se o organismo não estivesse apetrechado dos mecanismos necessários para garantir um metabolismo eficaz. É apenas uma curiosidade que decidi partilhar já que não é comum ver referida a razão desse número e não outro qualquer. Estou com falta de inspiração para mais...


Sérgio Veloso (Jekyll) 



Visite e adira também à nossa nova página no Facebook.

Se gostou deste artigo, deixe um "like". Avalie e siga este blog aqui.Partilhe e ajude-nos a crescer!











4 comentários:

  1. Acho o seu artigo muito interessante. Será que me poderia facultar a bibliografoa utilizada para o escrever?

    Obrigada
    Sara

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara,

    De facto foi falha minha porque tenho por hábito colocar sempre as referências. Neste caso achei que como se trata de um aspecto mencionado em alguns livros de bioquímica e endocrinologia, não achei relevante. De qualquer forma aqui vai uma das possiveis fontes:

    Felig P. Starvation. In: DeGroot LJ et al., eds. Endocrinology. New York. Grune & Stratton, 1979;1927-40.

    Estou certo que existem mais fontes. Vou procurar algumas de acesso mais fácil e se encontrar coloco aqui.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia! E quando é antes de dormir, devemos comer quanto tempo antes?
    Imagine que fazemos a ultima refeição as 11 sendo estas 200gramas de claras de ovo, passado 1 hora podemos dormir?

    ResponderEliminar