9 de maio de 2011

O "Peso Pesado" vs "The Biggest Loser": semana 1


Passou-se a primeira semana do "Peso Pesado" e temos os primeiros resultados da dieta rígida e esforço titânico dos concorrentes. Em média, foram perdidos 3.5 Kg por participante e uma percentagem global de 2.7 %. Para uma pessoa comum no "mundo real", 3.5 Kg é um excelente começo e ao alcance de poucos. Mas serão os resultados do "Peso Pesado" assim tão impressionantes?


Ao bom estilo do Dr. Medina Carreira, vamos por as coisas em números porque eles não mentem. Fiz uma pequena tabela comparativa da perda de peso na primeira semana entre o "Peso Pesado" e a temporada corrente do "The Biggest Loser nos EUA. O progresso dos concorrentes está disponível online no site oficial na NBC e da SIC. Ora vejamos (clique na tabela para ampliar):


Parece que os concorrentes portugueses nem metade da perda percentual conseguiram (2.7 % vs 5.8 %). Tanto as mulheres como os homens ficaram bem aquém dos seus pares americanos. Resultados bem modestos comparativamente ao concurso nos EUA.

Já ouvi a desculpa de que "é a primeira semana". É provavelmente a pior delas todas porque o "choque" inicial faz que que a semana 1 seja uma das mais fortes. Então o que se terá passado? Bom... pelo que acompanhei durante a semana, estes resultados não me deixam admirado. Tanto o treino como a dieta estão a anos-luz da versão americana, onde os concorrentes se esforçam muitíssimo mais e o próprio treino é estruturado de uma forma mais eficaz. Este artigo ilustra bem o que quero dizer quanto às diferenças no treino.

Será falta de empenho dos concorrentes ou uma dieta e treino desadequados? A meu ver, um pouco dos dois. É receio de submeter os participantes a um programa extremo ou pura incompetência? Que lhe parece?



2 comentários:

  1. Ao que parece, o treino do Peso Pesado está longe da alta intensidade do treino americano. Uma perda de peso média de 3.5kg (2.7%) parece modesta, e quanto deste peso será mera deplecção de glicogénio e de água? Dos 18 concorrentes, 8 deles tiveram perdas de peso iguais ou menores a 2.5kg, muito aquém dos americanos. A rapariga mais gordinha, que é a minha favorita porque sou sempre pelos em pior situação, só baixou 2kg, o resultado mais fraco de todos. Défice de exercício, treino mal estruturado, excesso de comida, ou um bocado de tudo isto?

    http://www.pesopesadofans.com/os-concorrentes-fazem-exercicio-suficiente/
    http://www.peso-pesado.com/as-primeiras-pesagens-e-a-primeira-eliminacao/

    ResponderEliminar