11 de julho de 2011

Dietas hiperproteicas aumentam a saciedade independentemente do número de refeições


Um estudo recentemente publicado na revista Obesity demonstra que refeições hiperproteicas melhoram o apetite e saciedade percepcionados em homens com peso excessivo e obesos durante uma intervenção hipocalórica (-750 kcal/dia). De acordo com o trabalho, uma dieta rica em proteína leva a maior saciedade bem como a uma redução do apetite ao final do dia e manhã, comparativamente a uma dieta convencional. Consumir 3 ou 6 refeições mostrou-se irrelevante para este efeito da proteína dietética.


“A investigação diz-nos que as dietas hiperproteicas, com 18% a 35% das calorias diárias provenientes de proteína, estão associadas a redução da fome e maior saciedade durante o dia e à noite”, disse Heather Leidy, autora do estudo e professora na Universidade do Missouri. “No nosso estudo, os dois grupos consumiram 14% ou 25% das calorias como proteína, mantendo a energia total e gordura constantes”. A dieta com maior teor proteico baseava-se em ovos e carne de porco. O consumo de hidratos de carbono foi de 49% no grupo com uma dieta hiperproteica e 60% no regime convencional.

A Dra. Leidy e associados conduziram também um sub-estudo com a frequência das refeições, no qual participantes em ambos os grupos consumiram 3 ou 6 refeições diárias. Os investigadores verificaram que o número de refeições diárias não tinha qualquer efeito no apetite e saciedade numa dieta convencional. No entanto, nos homens alocados para o grupo hiperproteico, aqueles que consumiram apenas 3 refeições diárias experimentaram um menor apetite ao final do dia do que quem fez 6 refeições. Estes resultados estão aliás de acordo com investigações anteriores da mesma equipa que sugerem menores níveis de saciedade quando são ingeridas várias refeições com uma periodicidade de 2h.

“Em resumo, durante a perda de peso, uma dieta hiperproteica melhora a saciedade diária e controlo de apetite à noite, enquanto que uma maior frequência alimentar não tem impacto nestas variáveis. Estes dados sugerem que, numa dieta restritiva, um aumento moderado na proteína e 3 refeições diárias levam a um melhor controlo do apetite e saciedade em homens com peso excessivo ou obesidade”.





Leidy HJ, Tang M, Armstrong CLH, Martin CB, Cambell WW.The effects of consuming frequent, higher protein meals on appetite and satiety during weight loss in overweight/obese men. Obesity. 2011;19:818-824.

Leidy HJ, Armstrong CL, Tang M, Mattes RD, Campbell WW. The influence of higher protein intake and greater eating frequency on appetite control in overweight and obese men. Obesity 2010; 18:1725–1732.

Higher-protein diets can improve appetite control and satiety

Sem comentários:

Enviar um comentário