22 de agosto de 2011

O que é o Crossfit?


Com este artigo do treinador Sérgio Rodrigues inicio os guest posts, algo que pretendia introduzir há algum tempo no Fat New World. Caso queira participar, entre em contacto comigo por e-mail. O Sérgio é, para além de treinador, um aficionado e praticante de Crossfit, uma modalidade que cresceu imenso nos últimos anos. Mas o que é o Crossfit? De onde surgiu? Numa curta série de perguntas e respostas, o Sérgio Rodrigues apresenta um desporto que mudou a sua vida. Quem sabe se não pode mudar a sua também.


O CrossFit é uma metodologia de exercício criada nos EUA pelo treinador Greg Glassman. Baseia-se em 3 princípios fundamentais: movimentos funcionais, alta intensidade e constantemente variados.

Vou responder a algumas perguntas que normalmente surgem quando se fala de CrossFit.

O que são ‘movimentos funcionais’? 'Algo util'

São um grupo de exercícios, que devido á sua mecânica, preparam o corpo para actividades realizadas no quotidiano. São movimentos naturais, que estão no nosso ADN. São essenciais para a nossa qualidade de vida. Movimentos como sentar, empurrar, correr, pegar qualquer coisa do chão, etc.

O que quer dizer 'constantemente variado'? 'Algo desafiante'

Quer dizer que todos os dias é um treino diferente do anterior. Não há esquemas pré-definidos com rotinas de treinos para 10 ou 12 sessões. O atleta só sabe o treino que vai fazer no dia, quando chega ao ginásio. É o ideal para podermos evoluir nas 10 caracteristicas do exercício físico.

O que siginifica 'Alta intensidade? 'Algo que produz resultados'

Alta intensidade significa que em cada treino vais fazer o treino tentando atingir o teu limite. Se o objectivo é completar o treino o mais rápido possível, é para completar o treino no TEU melhor tempo. É o atingir deste limite que vai produzir uma maior adaptação no nosso corpo.

Quais os grandes benefícios deste tipo de treino?

Resistência Cardiovascular, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Precisão, Agilidade, Equilíbrio.

Como é possível beneficiar nestes 10 aspectos do exercício físico com este tipo de treino?

Devido aos 3 princípios antes anunciados, assim como o uso de exercícios de variadas modalidades, tais como: Ginástica, Halterofilismo, Atletismo, Remo, Natação.

Como sei que muita gente vai fazer esta pergunta, eu respondo já. É um método bom para emagrecer?

Emagrecer depende de muitos factores, mas este exercício físico permite queimar mais calorias e de uma forma mais eficaz, devido á sua intensidade e a utilizar na sua grande maioria movimentos funcionais.

Mais do que ver, ler ou perguntar, o ideal é mesmo experimentar. Experimentar e dar o beneficío da duvida a uma metodologia de treino que mais do que mudar corpos tem mudado vidas. Mudou a minha, afastando-me de vários erros que vinha cometendo e aproximando de êxitos que só tenho e atinjo desde que comecei a treinar desta forma.

Daqui lanço o desafio, 'Se quer fazer algo diferente, algo que vai produzir resultados, algo que vai dar motivação, faça CrossFit.'

Sérgio Rodrigues
http://fullcorefitness.wordpress.com/








21 comentários:

  1. O quê?uma mistura de cardio com musculação?
    E eu a pensar que tinham descoberto a "pólvora"
    Ao menos valha-nos a vantagem de ter que fazer este "cozinhado"no menor tempo possivel,(isto é uma piada para os que vão para os ginásios falar de futebol entre exercicios)Lol..!!

    ResponderEliminar
  2. E em relação a lesões? Parece-me que andam ai um bocado a brincar com as articulações =X. Isso tem mesmo que ser feito com cabeça senão e bem mais perigoso que um exercício mal feito na musculação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimos: o crossfit é apenas para os duros!! quem tem medo de estragar as articulaçoes que nao se meta nisto! e quem prefere ir para o ginasio falar ou malhar que vá mas nao venha a nenhum treino de crossfit porque quem gosta de crossfit nao vai para o ginasio!! o treino de crossfit nao tem nada a ver com o treino de musculaçao e acreditem que voçes vao perder muita gordura e ganhar muito musculo!!! ganham mais musculo com o crossfit do que a fazer bodybuilding!!! nem precisam de tomar esteroides! basta apenas que comprem suplementos! para isso o crossfit portugal oficial recomenda que comprem os vossos suplementos na prozis: www.prozis.pt! siga a comprar suplementos e a treinar crossfit!!!!

      Eliminar
    2. ...."basta apenas que comprem suplementos"?! Não pode deixar de me rir com essa afirmação. "Siga a comprar suplementos e a treinar crossfit"....uau.....que pérola....

      Eliminar
    3. Caro crossfit Portugal Oficial. Por certo não saberá o que é o bodybuilding, mas asseguro-lhe que não é uma metodologia de treino mas sim uma consequência das mesmas.

      Existem há muitos anos metodologias e princípios de treino, estudados por vários cientistas por tudo o mundo e ainda nenhum estudo foi publicado sobre alguma metodologia semelhante ao crossfit para o treino de aumento da MM.

      Como sabe, existe uma grande correlação entre a PCSA/ACSA (vá para si pode ser MM) e a força. Ora ainda que realmente se verificassem aumentos na força, deixe-me que o entristeça e lhe diga que esses aumentos na força acontecerão somente em indivíduos com pouco treino (devido a factores essencialmente coordenativos - inter e intramusculares e pouco/NADA a factores morfológicos).

      Os meus cumprimentos e viva aos suplementos.

      Ps: Caro Sérgio, um verdadeiro entendido na matéria da suplementação... PFF diz-me que existe já um suplemento para a ignorância.

      Eliminar
  3. cada vez mais existe o Crossfit e o "Crossfit"...

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto desta metodologia de Treino, nomeadamente do treino de alta intensidade! Gosto da conjugação do treino de força com o treino intervalado! Gosto do uso de materiais tais como barras, bolas medicinais, Kettlebells, pesos livres, pneus, etc. Acho esta metodologia efectiva e motivadora!
    Contudo, e como tudo que é feito para se ganhar dinheiro rápido (fique claro que também gosto de ganhar dinheiro, só que tenho um princípio de formador que me leva a não o ganhar a qualquer custo), é colocado o marketing por trás destas modalidades, mais modas, que destrocem por completo os benefícios desta metodologia e são ditas imprecisões!
    1º - Quando dizem que é um treino que usa exercícios funcionais! Eu questiono: O que é um exercício funcional? Embora perceba o que querem dizer, funcionais são todos os exercícios que têm uma função sejam ela qual for! Ou que funcione! Então um supino recto pode ser considerado também um exercício funcional, quando o objectivo é o desenvolvimento da porção esternal do peitoral maior, por ex.?
    2º - O Cross Fit utiliza movimentos naturais que estão no nosso ADN! Meu Deus, atenção ao que se diz! Nós não nascemos e começamos logo a andar como outros mamíferos! Temos alguns movimentos que suportam as nossas necessidades básicas, mas julgo não ser esses que os entendidos chamam de movimentos naturais usados no Cross-Fit! É necessário para andar, correr, sentar, subir arvores, etc. uma aprendizagem motora e uma maturação do nosso sistema nervoso! As vivências e o meio ambiente é que estimulam a nossa capacidade de fazer esses movimentos mais complexos e não o nosso ADN!
    3º- É com muita pena que observo uma boa metodologia de treino ser tão vulgarizada e descer ao nível dos Body training systems! Em que a favor da moda e do marketing é esquecido os princípios do treino! Não é qualquer indivíduo que pode começar a efectuar Cross-Fit! Existe a necessidade de se efectuar uma adaptação muscular, articular, tendinosa e cardiorespiratória ao exercício físico antes de se iniciar no Cross-Fit! Senão depois vêm as lesões e a inactividade, que nós os profissionais do exercício físico e saúde queremos tanto combater!
    4º - O treino só é efectivo se a metodologia for apropriada! É preciso ter em conta os princípios gerais do treino: Biológicos, Metodológicos e Pedagógicos! Embora a diversidade e a mudança de estimulo faça parte de um princípio metodológico do treino, não é o único! Todos devem ser salvaguardados!

    5º - Dentro dos princípios do treino é importante salientar a necessidade do equilíbrio entre os exercícios e os grupos musculares solicitados! Não é só puxar cordas, saltar para cima de bancos, sprintar, efectuar elevações e exercícios tradicionais do levantamento de peso sem uma ordem e sem critério! Esse procedimento vai provocar desequilíbrios musculares que vão ser prejudiciais ao indivíduo!

    Cross-FIT, SIM!!!! Mas com CIÊNCIA E PRINCÍPIOS !!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADO JOSÉ VILAÇA! Sublinho o seu texto. Irei falar com alguns colegas e tentar criar o desafio de verificar quais as adaptações (pot, fmax, resist central e periférica) que surgem desta "metodologia" vs as metodologias que realmente funcionam..

      Eliminar
  5. Como em todos os métodos de treino, sejam eles quais forem, existe um período de adaptação que visa preparar o nosso organismo para as suas vertentes mais avançadas. E o Crossfit não é excepção, não se salta para caixas sem antes subir e descer um step com 20cm. de altura, não se fazem double-unders sem antes aprender a saltar á corda como aprende qualquer criança, os movimentos gimnicos tem, todos eles, os seus "standards" metodológicos e pedagógicos, também e SOBRETUDO não se executam movimentos de powerlifting, sem antes treinar profundamente estes movimentos muito complexos com uma simples barra de PVC. O Crossfit é tão seguro como qualquer outra metodologia de treino, desde que seja praticada com princípios e ministrada por pessoas competentes e qualificadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes indicar-me onde posso praticar CROSSFIT de forma segura na zona de Lisboa / Cascais? (Nunca pratiquei CROSSFIT mas queria iniciar-me nisso, e correctamente orientado)
      joaquimquimsilveira at hotmail . com

      Eliminar
  6. polo aquatico é exatemnte isto + usar a inteligencia + disciplina + tatica e estrategia

    ResponderEliminar
  7. Crossfit é só para duros?? Lol e com link para comprar suplementos.Isto de uma entidade que representa a "modalidade" !!
    Basta ver alguns vídeos de Crossfit que de facto acredito que é só para duros :P

    ResponderEliminar
  8. Bom... Antes de mais o Crossfit não é uma metodologia. E só a afirmação que os treino não são iguais assim o demonstra. Existem princípios básicos de treino por algum motivo. Mais, afirmar que andar aos saltinhos ou fazer 5 Cleans, seguidos de 10 burpees e + 5 cleans faz aumentar a potência, deve ser revoltante para todos os investigadores e senhores da prática que ajudaram a criar a verdadeira metodologia do treino de potência (ou outras). Não existe nenhuma modalidade no mundo com atletas de topo a treinarem com esta baralhada que para aí anda por um motivo simples, porque um treino que tudo treina... simplesmente não treina nada. Mas falarei com alguns colegas preparadores físicos de atletismo (Olímpicos) e irei sugerir para fazerem uns treinos com estes "circuitos de potência".

    Agora à parte disso eu sou um amante dos treinos em circuito.. eu, um comum dos mortais que se limita a tirar algum prazer do treino. Agora quando estou numa fase do meu ciclo de treino em que quero aumentar a MM ou algum valor específico (p.e. FMax, pot., etc..) não é DE CERTEZA o crossfit que eu vou usar.

    Larguem os programas de treino pré-feitos e as metodologias sem fundamentos e ESTUDEM! Queimem a pestana e treinem MUITO o que estudaram é a minha recomendação.

    No caso de serem meros praticantes (ou pretendam ser) do treino com resistências adicionais, aconselhem-se sempre com um profissional e não com um técnico.

    O desejo de bons treinos.

    ResponderEliminar
  9. https://www.nsca.com/Education/E-learning/Evidence-Based-Physical-Training--Do-CrossFit-or-P90X-Make-the-Cut-/

    ResponderEliminar
  10. A verdade e que as pessoas vão a academia em sua maioria, para se apoiarem nos aparelhos e bater papo! Isso e irritante!!
    O Crossfit e um treino super interessante onde nao há rotina e os resultados são muito satisfatórios. Sou adepta e recomendo!

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente ridiculos os comentários extremistas que acabo de ler.

    ResponderEliminar
  12. E sitios onde practicar na zona de Lisboa?

    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.crosstraining.pt/onde-praticar-crosstraining-em-portugal/

      Eliminar
  13. O crossfit será mais uma moda de curto prazo assim como os training camps! Aqui apenas colocaram exercicios de várias modalidades, cozinharam tudo e serviram com uns belos videos de alguns atletas de elite que, não nos iludamos, precisam de tomar bons recuperadores para aguentarem os extenuantes circuitos de treino e competição. Daí terem falado em "tomar suplementos e treinar crossfit". Partindo do principio de que os atletas de powerlifting e halterofilismo demoram anos a aperfeiçoar as técnicas, não me venham com tretas de que vão conseguir adquirir um bom nivel técnico (já que é aberto ao público em geral) para evitar lesões! Como já foi dito aqui em cima, quando se treina tudo, acaba-se por não se ser bom em nada!! Que tal treinarmos para umas maratonas e aos fins-de-semana treinarmos para 100m e 200m?!? Vamos lá estudar um bocadinho mais!! Aumentar mais massa muscular do que o bodybuilding?! Que tal dizerem...aumentar mais os niveis de força que o powerlifting? (Vou já ligar para o Louie Simons nos USA)! E potência?! Vamos lá revolucionar o halterofilismo?! Só tenho uma coisa a dizer para quem vai iludido nestas modas...Estudassem!!! Ass: Franco PT

    ResponderEliminar
  14. Companheiro bootcamps e trainning camps passageiros? Treino para-militar existe desde sempre e com bons resultados.
    Crossfit parece bem mais completo do que simplesmente o típico "ferro" ou o monotono "Cárdio".
    È algo que finalmente vai beber o melhor de dois mundos.
    Melhor do que ser "o mais bombado do meu bairro" ou o gajo mais rápido em corridas de 10km é ser "apenas" BOM (ou mesmo médio) em várias vertententes OU DESPORTOS.
    Um induvíduo só pq tem muita massa muscular só deverá fazer musculação? não pode fazer incursões ao mundo das corridas se isso lhe dá prazer?
    Vejo gajos PT´s e afins falar de bodybuilding como se isso fosse desporto...francamente...é meramente um complemento, a não ser que queiram ser os vulgo "bombados" porteiros de discoteca.
    E que tem um gajo de meia-maratona fazer intervalado de 200m?
    oh pá...peritos da treta.
    Há o treino específico para alta competição, para o restante dos mortais está mais do que provado que quanto maior for a combinação de exercícios e desportos melhor será a preparação física...mais completa será certamente.
    Afinal ainda há mts Velhos do Restelo

    Bruno Silveira. Preparador Físico

    ResponderEliminar
  15. So uma coisa... o Greg Glassman nao inventou coisa nenhuma... treinar movimentos funcionais à alto intensidade existe desde ha muitos anos... que o digam todos os marines e afins...
    Esse gajo teve foi a ideia brilhante de "comercializar" um método de treino...

    posto isto, eu até gosto de crossfit (pratico na brincadeira) mas o que me exaspera e o lema dos crossfit games "the fittest on earth"... epa... os senhores e as senhoras que competem nesse tipo de provas sao bestas, isso sim, mas nao sao nem de perto nem de longe os mais "fittest"... alias sao, mas crossfittamente falando... vamos la por um desses gajos a correr uma maratona abaixo das 2h50 horas que logo se vê...

    Posto isto, bons treinos, qualquer que seja o método que utilisam!

    Sarah

    ResponderEliminar