12 de setembro de 2011

Mitos e Crenças na Saúde: O exercício físico faz perder peso


Há uns tempos fui muito criticado por ter dito que o exercício por si, sem modificações dietéticas, era ineficaz para a perda de peso. É uma afirmação que mantenho. O Professor António Vaz Carneiro do programa Harvard Medical School Portugal parece concordar comigo (e com os dados científicos mais recentes). Como disse Michel de Montaigne, "eu cito outros de forma a me expressar melhor". Isto significa que deve deixar o exercício para segundo plano? Nem pensar. Os benefícios vão bem além da redução de peso e o impacto na saúde metabólica é imenso. Pratique desporto pela sua saúde, não apenas para emagrecer.

12 comentários:

  1. Alto e pára o baile.Então este senhor vem para aqui atirar-nos com números,dos que perderam peso e dos que não perderam.Mas peso de quê? e onde está a composição corporal destes indivíduos?
    E se os que não perderam peso,afinal perderam massa gorda,e ganharam massa muscular?
    E se os que perderam peso com a dieta,perderam mais em massa muscular do que gorda?

    ResponderEliminar
  2. o redução do perímetro abdominal que ele refere pode ser um indicador... Mas repare que ele apenas menciona exercício aeróbio.

    ResponderEliminar
  3. Acho estranho como alguém com tão elevada capacidade, comete tal erro! Eficácia não é a mesma coisa que aplicabilidade! O exercício por si é eficaz para a perda de peso mas é de difícil aplicabilidade. Concordo plenamente contigo, exercício não serve apenas para emagrecer, apresenta diversos beníficios integrados. Em muitas questões científicas, especialmente as ligadas a questões comportamentais sabe-se a eficácia das medidas, mas a sua aplicabilidade, isso é outra história...

    ResponderEliminar
  4. A frase substituír a "gordura por músculo" também não me parece ser muito feliz...

    ResponderEliminar
  5. Acho muito estranho o grupo de dieta+exercício ter perdido menos peso do que o que fez somente a dieta.

    Ele falou somente de perder peso e não perda de gordura. A mim o peso não me interessa se perdi mais gordura apesar de ganhar massa muscular.

    ResponderEliminar
  6. Acho esta este discurso um pouco ambíguo, o que pode levar a más interpretações, se por um lado o sr diz que o exercício é recomendável por outro, apresenta dados que dizem que os resultados a nível de emagrecimento são melhores quando feitos isoladamente, toda a gente sabe que isso não é verdade, mas a mensagem que passa é essa mesma. apresenta dados que dizem que o grupo que alia a dieta ao exercício teve resultados menores do que aquele que fez apenas a dieta, será que é por não ter em conta a massa muscular ganha. Concluo que no beneficio da saúde das pessoas, estas mensagens que passam em órgãos televisivos deviam ser revistas antes de irem para o ar para não haver qualquer tipo de ambiguidade na mensagem que passam.

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana,

    Concordo plenamente e o tema merece uma abordagem mais profunda. Tentarei escrever um artigo em breve sobre o assunto para clarificar a minha posição que parece estar a ser mal-entendida.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Aconselho a leitura deste artigo, bastante esclarecedor sobre a matéria em causa.

    http://revdesportiva.pt/files/2Marco2010/Exercicio_emagrece_ou_nao.pdf

    ResponderEliminar
  9. Fico a aguardar então o artigo, aproveito para lhe dar os parabéns, realmente este é um blog bastante interessante. Já o sigo há algum tempo e realmente para quem não tem paciência para fazer pesquisa muito menos em artigos estrangeiros, este é um blog que faculta informações actualizadas sobre temas controversos e ainda por cima vem acompanhados por resumos e opiniões muito bem fundamentadas, com uma linguagem bastante acessível tendo em conta a natureza maioritariamente cientifica dos temas. Votos de continuação do bom trabalho

    ResponderEliminar
  10. É um assunto que ainda causa muita polêmica. Cheguei a fazer exercícios aeróbicos convencionais e não senti diferença.

    ResponderEliminar
  11. Acho que o ideal para emagrecer com saúde é associar uma dieta saudável com a prática de exercícios físicos funcionais.

    ResponderEliminar