27 de outubro de 2011

"Conheces o Crossfit?", um artigo Sport Life


No último número da revista Sport Life saiu um artigo sobre o Crossfit que quero partilhar convosco. Espero que não se zanguem comigo por disponibilizar a digitalização mas 3.5 eur em tempo de crise é uma refeição no McDonalds. O tema é por si interessante mas o motivo que me leva a colocá-lo aqui é outro...


O Diogo Henriques mostra neste artigo um pouco de uma modalidade pouco conhecida no nosso país. Mas por esse mundo fora, o Crossfit é adoptado por cada vez mais pessoas por uma razão simples: funciona. As características únicas deste desporto, que reúne o melhor de cada modalidade e conjuga as várias componentes do treino físico, potenciam as capacidades individuais num equilíbrio entre condição aeróbia e anaeróbia. Será o melhor método? Não sei mas duvido que exista tal coisa. Ainda sou fiel ao treino de força mas com mente aberta a outras abordagens.

Confesso que não conheço o Crossfit por dentro. Já fui convidado pelo Diogo Henriques para um treino mas a oportunidade ainda não surgiu. Mea culpa. Também deixei passar vários workshops que o próprio dirige pelo país. Imperdoável mas é algo que pretendo reparar em breve. Aproveito para voltar a agradecer o convite.

Na parte final da peça é mencionada a Dieta Paleo e aparece uma entrevista a um atleta nacional: Hugo Barreto. O Hugo é um jovem estudante com ambições no Crossfit, treinado pelo Sérgio Rodrigues. Este já conhecem. Escreveu um artigo neste blogue cujo tema podem adivinhar. Por mera casualidade (ou não), a meio da entrevista surge o meu nome como "consultor". Neste caso "consultor" é apenas alguém que o ajuda no compromisso entre uma dieta Paleo e performance máxima nos treinos para resultados óptimos (o que nem sempre é fácil). Devo dizer que não poderia ser mais fácil ajudar o Hugo. Ele tem total disponibilidade e abertura para conselhos menos convencionais mas cujos resultados têm sido muito bons. E o mérito é todo dele! De qualquer forma gostaria de agradecer publicamente ao Hugo pela atenção.

E para todos os que gostariam de experimentar o Crossfit posso aconselhar o Sérgio Rodrigues na zona norte. No sul do país têm a figura central do artigo, o treinador Diogo Henriques. Queria dizer que não se iriam arrepender mas como se eu ainda não experimentei? Façam-no e depois digam-me como foi...

E agora o que interessa... o artigo.

3 comentários:

  1. O crossfit está crescendo aqui no Brasil, aqui na Bahia já chegou.Estou experimentando intercalar alguns treinos na minha rotina diária e tenho gostado muito da eficiência de resultados.
    Legal o artigo!

    Abs

    Daniel Cady

    ResponderEliminar
  2. Curioso,o Sr Hugo Barreto apareceu no GDST interessado em aprender os movimentos do Halterofilismo,aparentemente não necessitava de ajuda.

    ResponderEliminar