23 de outubro de 2011

PRACTICE 2011 e a cadência de artigos no blogue


Este fim de semana teve lugar o PRACTICE 2011, um evento que reuniu alguns dos maiores experts e académicos nacionais na área do exercício. Na verdade ainda está a decorrer mas uma gripe inesperada apenas me permitiu assistir à sessão matinal de Sábado. Embora o blogue tenha estado menos activo nas últimas semanas, queria explicar-vos a razão e partilhar um pouco do que se passou no PRACTICE.


Antes de mais queria agradecer ao Sandro Freitas da Gnosies o convite para um evento que primou pela excelência, pelo menos no pouco que assisti. Acredito que os standards foram mantidos nas outras intervenções e workshops. O mote foi o treino de força nas suas várias vertentes, inclusive a sua componente metabólica que teve honras de abertura. O Dr. Paulo Rocha do FMH expôs uma série de argumentos a favor do treino de resistência muscular em populações de risco. Muitos dos assuntos já foram abordados aqui e sabem bem a minha posição sobre o assunto. Treino de força sempre e para todos, em todas as idades.

O prelector pareceu concordar, bem como uma pilha de evidências científicas que se acumulam a olhos vistos. Na pior das hipóteses o treino de força parece ser igualmente benéfico ao aeróbio tradicional, e mesmo aí podemos ser críticos. A intensidade requerida para obter efeitos metabólicos equiparáveis é algo elevada (aprox 75% VO2max) e os treinos são longos e extenuantes. Isto traz-nos o problema da aderência em pessoas numa condição sub-óptima (ou preguiçosos). Se é possível obter o mesmo (no pior dos cenários) com menos, porque não ceder de vez às evidências e por o treino de força no lugar que merece? O mesmo se aplica ao HIIT vs treino contínuo.

Ainda houve tempo para mais uma palestra, desta vez do conceituado Dr. Marco Narici. Falou-nos do efeito da inactividade e adaptações ao desuso muscular. Foram introduzidos uma série de conceitos e experiências do próprio, muito elucidativas dos processos de atrofia. Mas imobilizar uma pessoa por mais de 1 mês? Cruel mas metodologicamente claro.

Infelizmente a minha participação no evento ficou por aí. Aguardo pelo PRACTICE 2012, quem sabe focado em exclusivo numa área em franca expansão: o músculo como órgão endócrino. É apenas uma sugestão...

Tenho escrito muito pouco nos últimos tempos e isso deve-se a dois motivos. Primeiro tenho andado um pouco ocupado e submerso em estudos. O fim será revelado a seu tempo. Mas além disso a motivação não é grande. Manter um blogue que fala sobre "a vida" é fácil mas escrever sobre assuntos específicos e técnicos requer o seu tempo. E paciência... Admito que ela tem faltado. Como não me parece que a minha vida seja do vosso interesse (suponho que tenham uma vossa), prefiro refrear as publicações e manter o blogue num nível científico e objectivo. Conhecendo-me bem, escrever contra vontade era meio caminho andado para fechar a loja. Conto mantê-la por muito mais tempo e preservar os leitores que consegui cativar até agora. Os artigos irão aparecendo...

7 comentários:

  1. teresa Manafaia Duarte23 de outubro de 2011 às 15:20

    Por favor não feches a loja tu também!!!

    ResponderEliminar
  2. Continua a escrever os bons artigos a que nos habituaste.Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Vai escrevendo sem pressões e se só escreveres 1xmês que assim seja. O importante é que te sintas realizado e não nos deixes, pois o teu blog é uma referência para quem gosta de Nutrição, saúde, exercício e ciência.
    Pedro (futuro colega de estudos)

    ResponderEliminar
  4. Tenho reparado nos poucos posts mas o blog está sempre nos favoritos e portanto nada há a temer :)

    Continua o bom trabalho

    ResponderEliminar
  5. Continua Sérgio, sem stress e c o teu ritmo.

    ResponderEliminar
  6. Qualidade em primeiro lugar!
    Keep walking...
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Ao 1ºespirro,Equinácia,Zinco,e Vit.C
    Se era um principio de constipação ou de gripe,já foste.As melhoras.

    ResponderEliminar