22 de abril de 2012

Avaliando a composição corporal visualmente

Uma das formas mais expeditas de avaliar a composição corporal é através da percentagem de massa gorda, vulgo BF (body fat). Os aparelhos de bioimpedância são hoje comuns nos ginásios e até em casa como meio de medir a BF. No entanto, este método sofre muitas vezes de um erro grosseiro associado ao estado electrolítico e de hidratação da pessoa. As pregas cutâneas não são um método simples de auto-avaliar a composição corporal. Mas existem processos bem mais exactos, como a pesagem hidrostática e DXA, que não estão ao alcance de qualquer um. Como tal, sempre sugeri que num indivíduo comum a BF fosse avaliada a "olhómetro" através de espelho. De seguida apresento-vos um esquema que pode ajudar na interpretação da imagem e elucidar um pouco acerca da percentagem de BF (cliquem na imagem para ampliar).


2 comentários:

  1. Então e uma vista no Plano Sagital?Não seria visualmente mais correto?Qual a validade e precisão deste método comparativamente aos métodos de referência mencionados? (já agora Dexa e não DXA) E para terminar, no seguimento da excelente fundamentação científica a que nos habituaste nos teus posts, quais os estudos que o consubstanciam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que o princípio da inspeccäo visual tem potëncial para bater a bioimpedäncia (mesmo a espectral), tornando-se um método bem aceite e de fácil utilizacäo no terreno.

      Com a existëncia de smartphones, faz sentido que a classificaçao dos indivíduos seja feita, näo a "olhómetro", mas com uma App. Quais os requisitos dessa hipotética App? Resposta: 2 centenas de pares de fotos para treinar o classificador + valor de %MG de referëncia para cada sujeito incluído na amostra (por DXA ou outro). Claramente os estudos de validade e precisão que @filipealex refere custam tempo e dinheiro... mas fazem falta.

      Infelizmente, na data em que comento, prefere-se continuar a [tentar] melhorar a bioimpedäncia (já se viu que aquilo näo dá grande coisa para precisäo & validade individual mas o povo gosta de insistir) em vez de arriscar algo diferente... pode ser que 2015 seja "o ano"! :) Votos de boas entradas! A.n.d.r.e.i.a. M.o.ç.o

      Eliminar