18 de julho de 2012

Técnicas simples que funcionam para emagrecer - estudo



Um estudo recente veio revelar algumas técnicas simples que parecem ajudar mulheres pós-menopausicas a perder ou controlar o peso – até 10% do peso em um ano. Sem mais conversa, as dicas são:

  • Mantenha um diário, registrando tudo o que come, como foi preparado, etc.
  • Nunca pule uma refeição, principalmente, nunca salte o almoço.
  • Evite comer em restaurantes com frequência, principalmente ao almoço
A pesquisa feita pela Dra. Anne McTiernan e colegas é a primeira a examinar o impacto de uma ampla gama de comportamentos de automonitorização, além de padrões de refeições na mudança de peso entre mulheres com excesso de peso ou obesidade que já estão na menopausa. Outros estudos demonstraram que a restrição das calorias totais é mais improtante que a composição da dieta, como dietas de baixa gordura ou de baixos carboidratos, o que levou a Dra. Anne a se perguntar quais hábitos e comportamentos ajudam em uma redução do consumo de calorias (tenho as minhas dúvidas aqui...).

O acompanhamento durante um ano de 123 mulheres sedentárias e com obesidade ou  peso excessivo, com idades entre 50 e 75 anos,  revelou que aquelas que registravam tudo que comiam perdiam em torno de 2,7 quilos a mais que as que não mantinham diário. Para fazer o diário, qualquer suporte serve, ou então um aplicativo on-line no seu smartphone. Mas seja qual for o método usado, o importante é que as seguintes orientações sejam observadas:
  1. Seja honesta – registre tudo que você come.
  2. Seja precisa – meça as porções, leia os rótulos..
  3. Seja completa – inclua detalhes sobre como o alimento foi preparado, além da adição de molhos e condimentos.
  4. Seja consistente – leve seu diário sempre consigo ou use uma aplicação de registro de dieta no seu telemóvel para não deixar de registrar as calorias de nenhuma refeição.
Seguindo estes conselhos, julga-se mais fácil controlar a ingestão de calorias. Além disso, a perda de peso é maior se a alimentação for em intervalos regulares, sem saltar nenhuma refeição – principalmente o almoço. Não está bem claro como funciona este mecanismo, mas o estudo apontou que quem salta uma refeição habitualmente perde em um ano 3,6 quilos a menos que quem faz todas as refeições. Além disso, comer frequentemente em restaurantes faz com que se perca 2,26 quilos a menos por ano.






Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2012/07/120713080029.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário