13 de novembro de 2012

Ingerir hidratos de carbono apenas ao jantar parece favorecer a perda de peso



Um estudo recente sugere que uma dieta experimental com os hidratos de carbono ingeridos principalmente ao jantar poderá beneficiar pessoas obesas na perda de peso. O que comemos e a altura em que comemos influencia os padrões de secreção de hormonas responsáveis pela regulação do apetite e metabolismo. Este trabalho de uma equipa israelita indica-nos que a restrição de hidratos de carbono durante o dia favorece um padrão circadiano de leptina, grelina e adiponectina mais favorável para a perda de peso.

A ideia para este trabalho surgiu dos estudos com Muçulmanos no Ramadão que revelam um padrão alterado da leptina. Os indivíduos foram alocados para uma dieta com os hidratos de carbono ingeridos ao jantar ou uma dieta tradicional, com partição ao longo do dia. Os investigadores avaliaram o efeito da dieta experimental em 3 hormonas chave da regulação metabólica: a leptina, grelina e adiponectina. Os resultados mostraram que a restrição de hidratos de carbono durante o dia potenciava um perfil hormonal circadiano mais favorável, especialmente para indivíduos de alto risco para diabetes e doença cardiovascular.

Ao contrário da prática corrente, este estudo indica-nos que concentrar a ingestão de hidratos de carbono ao jantar poderá trazer benefícios na gestão do peso corporal. Talvez estejamos também perante uma possível explicação para os resultados positivos que algumas pessoas têm com regimes do tipo Warrior Diet, em que os períodos de feeding são geralmente ao final do dia. Estes resultados vão também ao encontro de um outro artigo: Não comer hidratos de carbono à noite?



Referências:

S. Sofer, A. Eliraz, S. Kaplan, H. Voet, G. Fink, T. Kima, Z. Madar. Changes in daily leptin, ghrelin and adiponectin profiles following a diet with carbohydrates eaten at dinner in obese subjects. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, 2012; DOI: 10.1016/j.numecd.2012.04.008

Sigal Sofer, Abraham Eliraz, Sara Kaplan, Hillary Voet, Gershon Fink, Tzadok Kima, Zecharia Madar. Greater Weight Loss and Hormonal Changes After 6 Months Diet With Carbohydrates Eaten Mostly at Dinner. Obesity, 2011; 19 (10): 2006 DOI: 10.1038/oby.2011.48

Sem comentários:

Enviar um comentário