9 de janeiro de 2013

Obesidade e asma



Porque motivo as pessoas obesas estão predispostas a asma? Segundo um novo estudo publicado na revista Cell Metabolism, a leptina, uma hormona produzida pelo tecido adiposo, controla o diâmetro das vias aéreas a nível central. Através da inibição do sistema nervoso simpático, a leptina parece favorecer a dilatação das vias respiratórias e evitar a broncoconstrição.


Na verdade, tanto a obesidade como a anorexia estão associadas à asma. Nesta última, os níveis de leptina estão baixos devido ao baixo aporte energético e massa adiposa. Na obesidade, apesar de os níveis da hormona estarem elevados, desenvolve-se uma resistência à sua acção através de mecanismos que impedem a sinalização a nível do receptor ou passagem da leptina através da barreira hematoencefálica. Em ambos os casos, a disfunção deverá levar a uma menor inibição do parasimpático e assim à broncoconstrição inerente à patofisiologia da asma.


Emilio Arteaga-Solis, Tiffany Zee, Charles W. Emala, Charles Vinson, Jürgen Wess, Gerard Karsenty. Inhibition of Leptin Regulation of Parasympathetic Signaling as a Cause of Extreme Body Weight-Associated Asthma.Cell Metabolism, Jan 2013 DOI:10.1016/j.cmet.2012.12.004


Sem comentários:

Enviar um comentário