27 de janeiro de 2013

Sugestão de leitura: "Vitamin D and Cholesterol: The importance of the sun"


Inauguro hoje oficialmente o meu espaço Marcelo Rebelo de Sousa com uma primeira recomendação de leitura. A escolha recai sobre uma obra muito interessante do médico britânico Dr. David Grimes - "Vitamin D and Cholesterol: The Importance of the sun"


Como o nome sugere, Grimes expõe as lacunas da hipótese "dieta-colesterol-coração" e fundamenta uma teoria sustentada na carência de vitamina D como factor etiológico para várias doenças crónicas. Na sua perspectiva, e de outros autores que falaremos a seu tempo, a aterosclerose é essencialmente um processo inflamatório relacionado com infecção bacteriana a que a carência em vitamina D nos susceptibiliza. 

David Grimes questiona também o mecanismo geralmente atribuído às estatinas na redução do risco cardiovascular: a redução de colesterol. Para ele, as estatinas são apenas bons anti-inflamatórios que inibem a progressão da placa de ateroma, actuando em grande parte como análogos da vitamina D

Independentemente de se embarcar ou não nesta teoria, "Vitamin D and Cholesterol: The importance of the sun" é uma obra bem argumentada e que merece ser lida por todos os que se interessam por estes assuntos, especialmente numa época em que a investigação com vitamina D floresce a olhos vistos.

Sem comentários:

Enviar um comentário