5 de fevereiro de 2013

Em breve, carne enriquecida com ómega-3


A Universidade do Kansas desenvolveu recentemente uma metodologia para enriquecer a carne de vaca com ómega-3, que em breve será comercializada nos EUA como "GreatO Premium Ground Beef". Tal como já se faz com os ovos, a técnica passa por alimentar os animais com linhaça que, após conversão em EPA e DHA, enriquece a carne nestes ácidos gordos essenciais. Uma técnica semelhante está também a ser desenvolvida para enriquecimento do leite. Cem gramas desta carne contém cerca de 200 mg de ómega 3, um pouco menos do que uma cápsula regular de um suplemento com óleos de peixe (300 mg).


Já vimos  que o perfil de ácidos gordos da carne que comemos se tem deteriorado ao longo do tempo, com uma predominância cada vez maior dos ómega-6. Será certamente um avanço da indústria alimentar, mas que eu receio vir a ser mal utilizado. Em reacções a esta novidade já vemos coisas do género "agora é que posso comer o meu hambúrguer... e é saudável". Não deixa de ser curioso que a primeira aplicação seja mesmo para "ground beef", carne picada. Este efeito auréola sobre a fast-food poderá desviar a atenção sobre as alterações realmente importantes que devemos fazer na dieta. Um Big Mac com ómega-3 continua a ser mau... É bom que nos lembremos disso.

Kansas State University. "Omega-3-rich ground beef available soon." ScienceDaily, 4 Feb. 2013. Web. 5 Feb. 2013.

2 comentários:

  1. Cada vez que o Homem tenta fazer o papel de Deus a longo prazo já se provou que tem mais efeitos negativos que positivos.Gostava que se focassem mais em pensar em formas de disponibilizar mais comida ás pessoas que passam fome do que gastar dinheiro no "melhoramento" do que temos nos dias de hoje.Basta pensar no que se passa/passou com os GMO´s,as pessoas que os criaram provavelmente nem os andam a comer...e a desculpa que o uso das culturas GMO´s iriam ajudar a combater a fome era no fundo BS.Its all about the business e isso é extremamente SICK.

    ResponderEliminar
  2. Suplemento nutricional à base de vitamina E, óleo de peixe e azeite de oliva.
    Contém os ácidos graxos do tipo Omega 3 - EPA e DHA - obtidos de peixes de água fria, e do tipo Omega 9, vindos do ácido oléico.
    Fundamental para uma dieta saudável por ser rico em ácidos graxos poliinsaturados, não fabricados pelo nosso organismo.
    Conteúdo: 60 cápsulas de softgel
    R$ 79,99
    eduardosilvaforever.loja2.com.br
    115812-0359
    1195434-6783

    ResponderEliminar