22 de fevereiro de 2013

O acne e a dieta



O acne é considerado normal na adolescência, embora a palavra certa seja provavelmente comum. É comum nas sociedades ocidentais modernas, o que não significa que seja normal. Também aqui existe o fenómeno do acne tardio que se verifica já na vida adulta. Na sua génese estão flutuações nos níveis de hormonas sexuais e factores de crescimento como a insulina. Apesar de não ser patológico por si, o acne pode ter um impacto profundo na qualidade de vida, com consequências psicológicas sérias quando grave. Existe alguma controvérsia quanto ao papel que a dieta poderá ter no desenvolvimento de acne. Um artigo de revisão agora publicado vem tentar esclarecer a questão.


Já desde o século XIX que se relaciona o acne com a dieta, em particular com a ingestão de chocolate, gordura e açúcares. No entanto, nos anos 60 surgiram 2 trabalhos que vieram negar tal associação. Não totalmente convencida, a comunidade científica reanimou a hipótese acne-dieta e dois suspeitos têm sido apontados: a carga glicémica e o leite. Foi agora publicada uma revisão dos últimos 60 anos de literatura que vem reforçar essa hipótese. Relativamente ao leite, o magro parece estar especialmente associado ao acne. Embora os autores sejam prudentes e não estabeleçam uma relação causal directa, sugerem explicitamente que estes factores dietéticos influenciam e agravam o acne.

Que a carga glicémica da dieta esta associada ao acne é algo que eu próprio experimento, aos 27 anos, quando faço a transição de um regime low-carb para um mais rico em hidratos de carbono. Na verdade basta apenas 1 ou 2 dias com alta ingestão para que aconteça. Este fenómeno não se verifica quando se mantém uma ingestão mais ou menos constante de hidratos de carbono. Como disse, são as flutuações hormonais o principal responsável pelo aparecimento do acne.

Se a dieta está implicada no acne, então a manipulação da mesma pode ajudar no seu tratamento e a minorar a manifestação do problema. Não é preciso dizer como...

Veja também:

2 comentários:

  1. Olá! Tenho 31 anos e desde a adolescência sempre tive acne. Os dermatologistas sempre me disseram que o meu acne não estaria relacionado com a alimentação que seria hormonal, no entanto, mesmo tomando a pílula, tinha (sim, porque agora não tenho) acne. Fiz imensas análises hormonais e...tudo normal. Depois de ler várias opiniões (fórum paleo no facebook) e alguns artigos, decidi tirar determinados alimentos da dieta para ver os efeitos a nível do acne. Estive 2 meses sem lacticínios e nenhuma alteração, continuava com acne. Depois, mesmo sem lacticínios, deixei o chocolate :( (nota: era viciada, comia todos os dias) e nem mais uma borbulha, a pele com um brilho fantástico, com um toque que nunca tinha experimentado. Estou há 1 mês sem tocar em chocolate, e consequentemente sem borbulhas. Mas triste, por ter descoberto que era o chocolate.
    Obrigada pelo que aprendo no seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obg eu Raquel pelo testemunho e por seguir o blogue :)

      Eliminar