19 de fevereiro de 2013

O alimento para emagrecer que todos esperavam...


Olhem só mais uma maravilha da indústria alimentar: o slim rice. Este "arroz para emagrecer" é um produto preparado com menos calorias do que o arroz convencional (7,7 por cada 100 g). Como se consegue tal feito? Adicionando konjac, a planta de onde se extrai o glucomanano. Esta fibra é solúvel e faz com que o teor em água do slim rice ultrapasse os 90%. O glucomanano é também conhecido pelo seu elevado potencial saciante, um dos atributos mais apelativos deste produto agora desenvolvido. O slim rice é  isento de gluten e tem um baixo índice glicémico. Antes que me perguntem, acho que não é comercializado em Portugal. Como devem imaginar, não sou grande adepto deste tipo de coisas e prefiro alimentos a "produtos", e este faz-me lembrar a batata low-carb... Sou um tipo estranho eu sei. A ingestão do konjac não é isenta de efeitos secundários e podem-se criar sérias carências nutricionais por fraca absorção de elementos essenciais ao bom funcionamento do organismo. De qualquer forma, aqui fica um curto vídeo de demonstração.





7 comentários:

  1. so me apetece dizer: "what the f*ck?"

    ResponderEliminar
  2. ja comi miracle noodles feitos unicamente de konjak ... nao tem nada a ver com pasta normal .. aquilo sabe ao q se cozinhar . Não dá para comer simples ahah n sejas céptico , se nao também nguem comia farelos de trigo ou outros alimentos com alto teor ee fibra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou experimentar claro... eu experimento tudo lol

      Eliminar
  3. Mesmo a propósito!

    Hoje experimentei pela primeira vez Konnyaku, de onde é extraído o glucomanano ou Konjac, como preferirem. É um produto proibido na Europa por terem sido relatadas mortes por sufoco, uma vez que, apesar da sua textura gelatinosa, não se desfaz na boca e necessita de alguma mastigação.
    Para garantir que estava bem confeccionado cozi os noodles de konnyaku como sendo esparguete e depois salteei em azeite e alho para ganhar aquele gosto que me faz lembrar Portugal.

    Deixo-vos alguma informação sobre este dito "alimento milagroso", que além do baixissimo valor calórico e bom teor de fibras, não tem muito mais para nos oferecer.

    http://www.konnyaku.com/e_data/index.html

    http://www.gunmajet.net/food-and-drink/konnyaku-miracle-diet-food-or-gelatinous-murderer-chuck-clenney/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo contributo. Confesso que nunca experimentei mas pretendo fazê-lo em breve :)

      Eliminar
  4. Tinha ideia que o glucomanamo era o mesmo que o agar agar... que já vi á venda em supermercados e dieteticas.

    ResponderEliminar