10 de fevereiro de 2013

O sol e a nossa saúde


Apesar da fobia que nos foi incutida, a exposição ao sol traz imensos benefícios para a saúde. E não... Desta vez não estou a falar da vitamina D, sintetizada a partir do mau colesterol pela acção da radiação solar. Curioso como duas coisas más geram uma boa. Mas a vitamina D não é o único fotoproduto na pele, embora não conheçamos profundamente os efeitos que outros poderão ter no organismo. Existem indícios de que a influência do sol na saúde possa ter ramificações para além da síntese de vitamina D. A esclerose múltipla e as doenças cardiovasculares são dois exemplos disso mesmo.


Um artigo publicado a semana passada no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry sugere uma relação entre a exposição solar e a progressão favorável da neurodegeneração causada pela esclerose múltipla. E mais interessante, essa relação foi independente dos níveis de vitamina D. Who knew...

A radiação ultra-violeta que aprendemos a temer pode também ser importante a nível cardiovascular. A pele é um reservatório de percursores inorgânicos de óxido nítrico (que em conjunto designamos por NOx). O óxido nítrico (NO) é o sinalizador fisiológico responsável pela vasodilatação, entre outras funções menos conhecidas. Sendo produzido normalmente na parede interna dos vasos (o endotélio), ele faz com que a musculatura dos vasos sanguíneos relaxe e alivie a tensão arterial. Na disfunção endotelial, a produção de NO bioactivo está diminuída causando "rigidez" nas artérias. A disfunção endotelial é um marcador precoce de aterosclerose sobre o qual existe neste momento uma intensa investigação clínica.

Neste contexto, deixo-vos aqui uma TED talk do médico e investigador Escocês Richard Weller, conhecido pelo seu trabalho na área das doenças cardiovasculares. À semelhança de David Grimes, que já vos introduzi, Weller questiona-se sobre o motivo da elevada incidência de doença cardíaca na Escócia. Um suspeito: as coordenadas geográficas e a escassa exposição solar da população. Mas ao contrário de Grimes, Weller tem outra hipótese. A radiação solar favorece a conversão dos percursores em NO na pele.

Desfrute do sol de forma consciente. Ele é um aliado para a sua saúde. E a vitamina D não é o único interveniente da história.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário