4 de março de 2013

A minha experiência com os ovos

Como já referi algumas vezes, eu sou um fã de ovos. Adoro. São um alimento riquíssimo nutricionalmente mas que muita gente se priva por causa do colesterol. Um só ovo tem tanto colesterol como o recomendado para todo o dia! Só devemos comer 2 ou 3 por semana... Quem ainda não ouviu isto? Então e se comerem 3 por dia, todos os dias da semana a fio? Eu faço-o há bastante tempo. Recebi há pouco as minhas análises que quero partilhar convosco. Isto é o que acontece ao vosso (meu) perfil lipídico quando ingerem 3x mais colesterol do que o recomendado...


Carregue na imagem para ampliar

Ah... E não estou a fazer restrição de hidratos de carbono, muito menos de calorias. Desde que voltei em força aos treinos (musculação apenas) que "abuso" (para os meus padrões) da aveia, fruta e batata-doce. Algo que os triglicéridos parecem contrariar...

Voltando ao colesterol, fiquei a saber que se calhar estou em risco de suicídio e AVC hemorrágico. Se calhar preciso de duplicar nos ovos... Ups... Esqueci-me! O colesterol da dieta pouco, ou nada, tem a ver com os níveis no sangue!!!

Na generalidade das pessoas, o que não significa que seja o seu caso! Existem variantes genéticas em que o colesterol alimentar tem de facto um efeito na colesterémia.

PS: Fui procurar análises anteriores realizadas quando não ingeria ovos (nos tempos em que ainda só comia claras). Colesterol total de 149 mg/dL. Sou um tipo normal... Juro!

Veja também:
O colesterol alimentar e o perfil lipídico: existe relação?
A opinião do Dr. Hilary Jones sobre a restrição do consumo de ovos
A teoria do colesterol fracassa de novo
Esqueça o colesterol
Posição da American Medical Association em 1962 sobre a hipótese dieta-colesterol
O colesterol e as hemorragias cerebrais

27 comentários:

  1. Penso que desta vez não pode ser tão radical ao ponto de fazer uma afirmação destas. Alguma vez fez analises nos mesmos termos mas sem ingerir ovos durante um mês? nas pessoas geneticamente susceptíveis a colesterol os ovos aumentam sim o LDL e o HDL(bom). É o meu caso que mesmo com uma dieta a base de vegetais e poucos hidratos, tenho colesterol acima dos 230, quando como ovos vai para os 300, HDL 75, LDL 170 :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, na generalidade dos casos isto acontece. Há excepções. E sim... Por acaso tenho análises feitas em alturas que não comia absolutamente nenhum. Fui "recordar" e estava a 149.

      Eliminar
    2. Mas ainda bem que me chamou a atenção para deixar esse aspecto mais claro :)

      Eliminar
    3. Isso é hipercolesterolemia.
      Procure um médico para saber mais sobre.

      Eliminar
    4. Procurar um médico para quê? para fazer a coisa mais fácil que há? tome lá e vá a farmácia comprar estaninas...não existe cura para a hipercolesterolemia a não ser o controlo pela alimentação...(que não 3 ovos por dia), mas um ou 2 por semana :)
      Qual a explicação cientifica para afirmar que comer ovos baixa o LDL?

      Eliminar
    5. Ninguém afirmou isso penso eu. Se a questão surgiu pelo meu LDL de 72, ele deriva simplesmente do moderado colesterol total e triglicéridos. Não tem nada a ver com os ovos. Aliás, a ideia é mesmo essa :)

      Eliminar
  2. Também testemunho que estou com cerca de 150 de colesterol mas como de 5 a 6 por dia com sábado e domingo "de folga"

    ResponderEliminar
  3. AHAHAHAHA!!! Adoro ovos e também me dizem isso...contos da carochinha!! :P

    Já agora, também tenho andado e puxar, e fiquei curioso em relação à fruta...achas que consegues arranjar um tempinho para os dares umas luzes sobre a fruta? Sei que deve de ser moderada e tal...mas confesso que estou perdido nesta matéria...

    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  4. Outra fã de ovos aqui! A ultima vez que fiz analises, não me recordo do valor do colesterol,mas sei que estava tudo dentro dos valores considerados normais.
    Também gostava q abordasse o tema "frutas". Adoro fruta,mas ha tantas teorias pró e contra.. ..

    ResponderEliminar
  5. Os meus valores de Colesterol são semelhantes e como dois ovos por dia, 7 idas por semana, mas com o pormenor que pode fazer alguma diferença são omega-3.

    ResponderEliminar
  6. Tudo normal! Deves é ter que comer mais peixe com gorduras boas, para subir o hld

    ResponderEliminar
  7. outro ... como 3 ovos por dia quase sem falhar ja ha mais de 2 anos. tenho-o a 140... só musculação. e cuidado no processo de confecção dos alimentos.

    Agora em relação ao HDL recomendado nos homens, ali o valor de referência diz que esta abaixo do normal. contudo isso deve se ao baixo nível de colesterol total? tenho-o também abaixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... É perfeitamente normal para estes níveis de colesterol. Para teres noção, com os meus níveis de triglicéridos, o LDL anda pelos 72.

      Eliminar
  8. Uma questão acerca deste tópico...

    Qual seria a melhor hora/altura para ingerir ovos e porquê? Ao levantar, ao deitar, pré-treino, pós-treino, as refeições, etc...

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que existe uma "melhor altura". Alguns estudos têm sugerido que comer ovos ao pequeno almoço poderá ter um efeito saciante, reduzindo o aporte calórico nas refeições seguintes. Existem também sugestões para os comer antes de deitar de forma a potenciar os níveis de testosterona. No entanto, a evidência de um efeito é muito débil.

      Eliminar
  9. Qual e melhor forma de os cozinhar com vista a um maior proveito nutricional?

    ResponderEliminar
  10. Fiquei confuso com a parte de mexidos EM ÓLEO... em vez de azeite ou manteiga ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol... Faltou ali uma parte importante... o "não" no final :( obg pela chamada de atenção

      Eliminar
  11. Obrigado por este artigo. Não sei se reparaste que no bb-pt.com colocaram um link sobre a relação entre o colesterol da dieta e a formação de cálculos biliares, que opinas relativamente a este assunto. Deixo o link e continua o excelente trabalho:
    http://www.livestrong.com/article/489520-eggs-and-gallstones/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio.

      Vi si mas não concordo. Não há evidência de que isso aconteça, até porque grane parte do colesterol dietético nem sequer é absorvido ou contribui muito pouco para a colesterémia. Além disso, e agora olhando para o meu caso particular, a GGT e ALP não indiciam qualquer problema biliar. Mas mais uma vez, cada caso é um caso.

      Eliminar
    2. tenho muita curiosidade em saber o que é o seu dia alimentar; parece ser algo monótono; rejeita os hc na maioria, seja fruta, seja cereais; só carne, ovos, peixe, sementes?
      Desculpe a ousadia, mas penso não ser a únia com esta curiosidade...

      Eliminar
    3. Tem uma ideia completamente errada da minha dieta. Eu só não como cereais (excepto alguma aveia por vezes). lacticínios, e tudo o que é alimento extensivamente processado. Como fruta sim, tudo o que são vegetais com fartura, e até batata-doce, batatas e catanhas (estas são as minhas principais fontes densas de CHO, junto com a banana). Também não ingiro assim tanta carne quanto isso... Oleaginosas também não. Julgo que não pode ser considerada uma dieta monótona...

      Eliminar
    4. Whey não é considerada lacticínio?

      Eliminar
    5. Pode ser... Eu vejo-a como um suplemento e nem sequer como um alimento... De leite já tem mto pouco. É como se fosse considerar o vinho uma fruta. Então sim... Ingiro lacticínios... 30 g de whey após os treinos. Por vezes um pouco mais...

      Eliminar
  12. Eu também faço análises no Dr. David Santos!
    O meu médico já há uns bons 2 anos que tenta arranjar argumento para eu não comer 4 ovos por dia, as análises estão sempre do meu lado. Agora a nova teoria é que longo prazo pode dar cabo do fígado! LOL

    ResponderEliminar
  13. Olá Sérgio procurei no blog mas não encontrei referência.

    Cozinhar ovos no micro-ondas é saudável?

    ResponderEliminar