12 de março de 2013

Uma excelente ideia para incentivar a perda de peso


O que pode ser mais poderoso do que a determinação para perder peso? O dinheiro! A Mayo Clinic teve uma excelente ideia para motivar os seus funcionários obesos a perder peso - pagar, ou punir. Os participantes na iniciativa tiveram aconselhamento nutricional e mensalidades grátis em ginásios. Destes, metade recebeu um incentivo adicional. Se perdessem peso a cada pesagem recebiam 20 USD. Caso isso não acontecesse pagavam 20 USD. O primeiro resultado interessante é que o dobro das pessoas concluiu o estudo no grupo que recebeu incentivos (e penalizações), comparativamente ao "controlo". Segundo, as pessoas com dinheiro em jogo perderam mais quase 4 Kg que os outros, bastante positivo dada a curta duração do "estudo". Claro que como foi uma iniciativa experimental interna, o dinheiro angariado era utilizado para pagar os incentivos e distribuído em prémios. Com os ganhos de produtividade que poderiam alcançar, parece-me uma ideia interessante que poderia ser adoptada em algumas empresas...



5 comentários:

  1. Cá é mais fácil despedir por inadaptação às funções.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente tive algum espaço na minha agenda para dar uma lida rápida o seu artigo! Sabe, para quem deseja descobrir mais a respeito de como perder peso, o seu post vem mesmo a ajudar. Mas eu deixei esse comentário com o objetivo de perguntar. Por que será que alguns profissionais indicam certas dietas e não outras, há distinção entre elas? Até mais e tentarei vir ao seu blog mais vezes!

    ResponderEliminar
  3. Para se ganhar alguns euros... Temos a app "PACT" que funciona mais ou menos nesse sentido. O objectivo é a pessoa comer frutas, vegetais e ir ao ginasio! Aconselho.

    ResponderEliminar