25 de abril de 2013

Ingerir cogumelos pode aumentar os níveis de vitamina D



Um estudo apresentado no meeting anual da American Society for Biochemistry and Molecular Biology mostra que a ingestão de cogumelos que contêm vitamina D2 é tão eficaz como suplementos de D2 ou D3 para aumentar os níveis plasmáticos de vitamina D (25-hidroxivitamina D).


Para o estudo, 30 indivíduos tomaram suplementos com 2000 IU de vitamina D2, 2000 IU de vitamina D3, ou 2000 IU de vitamina D2 proveniente de cogumelos. Isto apenas uma vez por dia, durante 12 semanas no Inverno. 

Os resultados revelam que os níveis de 25-hidroxivitamina D, o marcador ideal do status desta vitamina no organismo, não diferia significativamente entre os grupos experimentais. Os níveis dos três grupos aumentaram gradualmente até atingirem um plateau às 7 semanas, mantendo-se estáveis desde aí até às 12 semanas.

Segundo Michael Hollick, investigador principal e reconhecido "guru" da vitamina D, "estes resultados mostram que ingerir cogumelos expostos à luz UV e que contêm vitamina D2 são boas fontes de vitamina D e que podem melhorar o status de adultos saudáveis. Além disso, verificámos que ingerir cogumelos com vitamina D2 é tão eficaz como os suplementos de D2 ou D3".

Um outro aspecto interessante, também apresentado num poster na mesma conferência, é que os cogumelos produzem vitamina D de uma forma muito semelhante aos humanos na pele - por exposição à luz solar e radiação UVB. Como tal, é importante que os cogumelos tenham sido expostos à luz para que apresentam com teor significativo de vitamina D2.

4 comentários:

  1. Pena é que os cogumelos que compramos no supermercado,sejam criados em "aviário" e nunca tenham visto o Sol na vida.

    ResponderEliminar
  2. Creio que em Portugal existem apenas duas empresas que produzem cogumelos. Não faço ideia como e o processo produtivo, mas os bons produtores estão sempre disponíveis para escutar as sugestões dos clientes . Nada melhor do que tentar saber. Em relação a certas produções tenho razoes para crer que os produtos agrícolas criados em estufa são de qualidade inferior aqueles que tem plena exposição solar. ( ex : alfaces, tomates, pimentos ) gostava de ver estudos sobre este tema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ai está uma pesquisa interessante para se fazer... :)

      Eliminar
  3. Há quem trabalhe produção de shiitake artesanal e ecologicamente.
    Fica um link https://www.facebook.com/ShiitakeTora?hc_location=timeline

    ResponderEliminar