1 de abril de 2013

Mais sobre os ovos e o colesterol... E quando não sou eu a comer 3 por dia?


Eu não sou o único suicida no Mundo que come 3 ovos por dia. Nem o único "anormal" a quem a colesterémia não parece ser afectada por isso. Uma equipa de investigadores tresloucados quis saber o que acontecia a indivíduos com Síndrome Metabólica se ingerissem 3 ovos inteiros por dia durante 12 semanas, comparando com a ingestão de claras apenas. Ambos os grupos seguiram uma dieta restrita em hidratos de carbono (25-30%) e hiperproteica (25-30%) - um aspecto importante a ter em conta. Sem estranheza, todos parecem beneficiar da dieta no que diz respeito ao perfil lipídico: redução dos triglicéridos, sdLDL e oxLDL, com aumento das HDL. No entanto, o grupo que ingeriu 3 ovos verificou um aumento maior do HDL total e tamanho destas partículas - no fundo, um perfil lipídico ainda mais favorável. Além disso, e agora pasmem-se, não houve qualquer variação nos níveis de colesterol total ao longo da intervenção... Porque é que isto não me surpreende...



Referência

16 comentários:

  1. Ahah, que alivio! Adoro comer ovos, mas sempre me disseram para comer não mais do que 3 ovos por semana (quanto mais 3 por dia!), mas era por causa do figado (que ainda não compreendo qual é a relação), não por causa do colesterol. Excepto se se tratasse do pequeno almoço britânico: bacon frito com ovos mexidos heheheh

    Vi este artigo sobre mitos em relação aos ovos bastante interessante: http://visao.sapo.pt/mitos-e-verdades-sobre-o-ovo=f683798

    Este blog está muito bom =) Uma amiga que temos em comum falou-me do teu blog e disse que ia gostar dele e tinha razão ;) Tens aqui um belo espaço!

    ResponderEliminar
  2. Que meçam a endotoxemia nesses indivíduos :)

    ResponderEliminar
  3. e como comem os ovos ? podem ser estrelados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pedem ser estrelados, cozidos, mexidos, até crus para quem gosta.

      :)

      Eliminar
  4. Lol e quem come 12 claras por dia no mínimo? Que é o meu caso....
    E não acuso qualquer problema com o colesterol. Faço analises regularmente.

    ResponderEliminar
  5. Olá Sérgio,

    Alterei a minha alimentação gradualmente desde o inicio do ano e juntamente com algum exercício já perdi 15kg. Não considero em dieta mas em alteração de regime alimentar.

    Quantos aos ovos, há aproximadamente 2 meses introduzi uma omolete com 2 ovos, feijão e frango para pequeno-almoço juntamente com sumo natural feito na hora (espinafres + laranja + framboesa + qq outras frutas que tenha à mão).

    Para descansar a esposa fiz exames e comparando com 1,5 ano atrás, em que estava com alimentação "normal" todos os parâmetros. Contudo, no colesterol hdl que estava num valor inferior ao recomendado.

    Alguma sugestão para aumentar esse tipo de colesterol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais os valores dos restantes parametros? Colesterol total e triglicéridos? O Rui tem análises hormonais?

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta. Não tenho análise hormonal. Pedi ao médico para fazer análises de rotina.

      Glicémia em jejum 80 mg/dL
      Creatininémia 0.99 mg/dL
      Taxa de Filtração Glomerular Estimada Resultado: >60.0 mL/min/1.73 m2
      Ácido úrico 6.84 mg/dL
      Colesterol total 167 mg/dL
      Colesterol das HDL 33 mg/dL » desejável seria >60
      Triglicéridos 85 mg/dL

      Fiquei satisfeito porque confirmei o que andei a ler e a pesquisar: o aumento da ingestão de ovos não me trouxe consequências.
      Isto porque alterei também o resto da alimentação: aumentei a ingestão de vegetais e frutas, eliminei o "trigo" e o leite e tenho a preocupação de tentar comer o mais natural possível, sem alimentos processados ou muito alterados.

      Eliminar
  6. a gema concentra grande parte dos nutrientes nos ovo.
    eu que costumava comer 3 a 4 ovos por dia e ficava com receio,mas com a base científica das publicações desta página sinto-me mais tranquilo.

    Parabéns Sérgio, o teu trabalho e dedicação são óptimos

    ResponderEliminar
  7. Entao e quem come 6 a 9ovos por dia? Quais vao ser os riscos?

    ResponderEliminar
  8. Prezado Sérgio,

    Sou médico em Salvador/Bahia/Brasil e sugiro o consumo de 3 a 6 ovos, diariamente, a todos os meus pacientes, há uns 6 anos. Aqueles que seguem a recomendação só apresentam bons resultados. Fico muito feliz em ler, em seu blog, sobre este tema e muitos outros que me interessam muito e onde concordamos fortemente. Parabéns por seu trabalho de esclarecimento!

    ResponderEliminar