24 de abril de 2013

O que recomendar primeiro? Dieta ou exercício físico?


A dieta e o exercício físico são os dois pilares de um programa para perda de peso. Mas por onde começar? Devido às vidas ocupadas e stressantes que as pessoas têm, as recomendações alimentares e de actividade física transformam-se muitas vezes em mais um fonte de stress. Muitos profissionais de saúde acreditam que é mais produtivo dar pequenos passos, com uma recomendação de cada vez. Será mesmo?

Um estudo publicado recentemente no Annals of Behavioral Medicine sugere que não. Para assegurar adesão a longo prazo a um programa, é mais produtivo atacar os dois aspectos em simultâneo: dieta e exercício. Além disso, a equipa mostra também que dar recomendações alimentares primeiro e de exercício mais tarde leva a menor adesão. Mudar hábitos alimentares parece mais fácil do que a introdução do exercício físico em pessoas sedentárias. Isto talvez se deva ao facto de as refeições já fazerem parte da vida das pessoas. Introduzir algo novo na rotina parece levar a uma maior resistência. 

Leia também:

King AC et al (2013). Behavioral Impacts of Sequentially versus Simultaneously Delivered Dietary Plus Physical Activity Interventions: the CALM Trial. Annals of Behavioral Medicine DOI 10.1007/s12160-013-9501-y

1 comentário:

  1. Tenho familiares que presentemente estão a perder peso,e não mexem uma palha.O segredo? estão com falta de apetite.

    ResponderEliminar