24 de abril de 2013

Os frutos vermelhos podem proteger da degeneração cerebral


Os frutos vermelhos, como os morangos, framboesas, amoras e mirtilos têm propriedades anti-inflamatórias e anti-proliferativas que lhes são reconhecidas. Isto resulta do seu teor em antocianinas e polifenóis, como ácido elágico, entre outros. Vários estudos têm apontado para os seus benefícios em doenças inflamatórias, degenerativas, ou simplesmente para promover a saúde em geral. Investigadores do Human Research Center on Anging da Universidade de Maryland divulgam agora os resultados das suas experiência sobre os efeitos dos morangos e mirtilos na função cerebral em ratos irradiados, um modelo de envelhecimento acelerado. A equipa olhou para alterações neuroquímicas relacionados com a autofagia, um processo celular de reciclagem dos componentes danificados ou tóxicos. Os frutos vermelhos parecem estimular a autofagia e impedir a acumulação de toxinas no cérebro.

Doenças humanas como o Alzheimer e Parkinson são caracterizadas pela acumulação de proteínas tóxicas. Os resultados deste ensaio preliminar em ratos são prometedores quando à sua tradução para humanos. A equipa está já a conduzir uma experiência idêntica em indivíduos entre os 60-75 anos. "Temos bastantes trabalhos em animais a sugerir que estes compostos irão proteger o cérebro envelhecido e reverter algumas das alterações comportamentais associadas. Há esperanças que estes resultados se traduzam também para os estudos em humanos.

Os frutos vermelhos têm e sempre tiveram um lugar "especial" na minha dieta e recomendações. Ainda há pouco tempo, a propósito do workshop que dei sobre nutrição no cancro, eles tiveram destaque. O seu potencial anti-inflamatório, anti-proliferativo e desintoxicante colocam-nos nas primeiras linhas de defesa contra a progressão tumoral, e para promoção da saúde em geral. Além disso, alguns como os morangos e framboesas são pobres em açúcar/frutose. O principal senão é mesmo a quantidade de pesticidas que encontramos nestes frutos. Dirty dozen... Para morangos escolha orgânico se possível.


Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário