15 de abril de 2013

Seminário de Nutrição em Oncologia - A reportagem...


Durante o passado fim-de-semana tivemos mais um seminário do curso de Nutrição Clínica da Nutriscience, desta vez dedicado ao tema da oncologia. A primeira parte ficou a cabo do meu companheiro Roni Moya que nos deu uma visão geral da carcinogénese e terapias não-convencionais complementares. No Domingo fiquei eu encarregue de parte da aula, abordando um pouco do metabolismo das células tumorais e o papel benéfico de alguns nutrientes e fitoquímicos na iniciação, promoção e progressão do cancro, em particular do colorectal que conheço melhor e muito associado aos hábitos alimentares e obesidade.

Mas a "estrela" da sessão era o meu amigo Duarte Alves, chef de cozinha que nos tem brindado com os famosos Nutribreaks já habituais nos nossos seminários. Depois de falarmos em vários nutrientes e fitoquímicos como a curcumina, ómega-3, quercetina, [6]-gingerol, sulforafano, di-índole metano, licopeno, magnésio, selénio, entre outros, era hora de por as mãos na massa e cozinhar. O Duarte ensinou-nos a preparar algumas refeições fantásticas com alimentos nutricionalmente riquíssimos e com propriedades anti-cancro potenciais. Não só nos deu algumas receitas e ideias, como nos mostrou também a melhor forma de os confeccionar e combinar. Eu e o meu amigo Pedro Bastos tratámos então de falar mais um pouco desses compostos bioactivos presentes nos alimentos e das doses ideais para o efeito pretendido. Obrigado Duarte, foi fantástico. Algumas fotos no final para verem do que falo :)

Depois desta sessão prática, o Pedro Bastos falou-nos da controvérsia do leite e da sua relação com o cancro. Nos últimos tempos, os benefícios do leite para a saúde têm sido questionados e o assunto está agora em cima da mesa. É por todos conhecido que eu não consumo nem recomendo lacticínios, e muito menos o faria em doentes oncológicos. Felizmente que não estou sozinho nesta luta e cada vez mais médicos e nutricionistas estão alerta para o problema.

Mas não posso terminar sem deixar uma palavra aos formandos do curso. São absolutamente fantásticos e tenho pena de já se estar a aproximar do fim. Pessoas interessadas, de mente aberta, dispostas a aprender e a ensinar. Um potencial riquíssimo de várias experiências que se complementam e o espírito de partilha está sempre presente. Todos temos a ganhar com isso. A nutrição só tem a ganhar com isso. O paciente só ganha com isso. E ainda ganhei ali bons amigos...

E agora as prometidas fotos!



O workshop de Domingo teve lugar no Vinyl, em Lisboa


À direita o nosso chef Duarte Alves, acompanhado pela nutricionista Andreia Revez que lhe deu assistência


O espaço do workshop


Eu na parte teórica, acompanhado de catequinas e quercetina :)


Eu mais uma vez... :)


O restante da equipa Nutriscience. Da esquerda para a direita: Pedro Bastos, André Matias e Alexandre Azevedo


Alguns dos ingredientes utilizados


A proteína da couve... O mais BIO possível!


Parte do tal grupo fantástico!


O Duarte e a Drª Dolores na confecção do almoço (ou já foi lanche?). Obrigado Dolores pelo "raspanete" merecido. Tem toda a razão... Podemos ter todo o conhecimento do Mundo mas ele não serve para nada se ficar fechado na gaveta.


A bancada de trabalho, com o Sr. Dr. (e com equivalência a Engenheiro) André Matias à esquerda de avental, o Exmo Director da Nutriscience!


O Francisco, o nosso Eng. Agrónomo ensina-nos onde se acumula a maior quantidade de pesticidas na fruta


A exigente tarefa de descascar ovos, conseguida de forma brilhante para Sofia e pela Helena! Eu também fiz a minha parte - comi-os depois... Não resisto a ovos.


A Andreia a cortar uns filetes de cavala perfeitos!


O prato principal: filetes de cavala maridados em limão, funcho e pimenta rosa. Ómega-3 a baixo custo!

E pronto... Uma breve reportagem fotográfica de um excelente Domingo passado entre amigos!


Sem comentários:

Enviar um comentário