28 de abril de 2013

Sugestão de leitura - "Catching Fire: How Did Cooking Made Us Human", de Richard Wrangham


Hoje a recomendação é um excelente livro do primatólogo Richard Wrangham: "Catching Fire: How Did Cooking Made Us Human". Uma falha que eu sempre apontei à "dieta Paleo", na forma como originalmente foi concebida, é a pouca importância dada àquele eu considero ser um dos maiores marcos da história evolutiva da espécie Humana - a descoberta do fogo. A capacidade de cozinhar os alimentos aumentou consideravelmente a disponibilidade de alguns nutrientes, bem como o valor energético de alguns alimentos. Além disso, permitiu "desinfectar" e neutralizar algumas toxinas potencialmente letais. Tudo isto contribuiu para uma capacidade notável de adaptação ao meio e margem para evoluir até ao Homem dos dias de hoje. Wrangham dedica a sua obra a explorar um pouco essa questão.


Ha uns tempos coloquei no blogue um documentário "brutal" da BBC centrado precisamente neste livro: "Did Cooking Made Us Human?". Cozinhamos porque somos Humanos ou somos Humanos porque cozinhamos? Infelizmente o documentário foi retirado por violação dos direitos de autor. Mas se o conseguirem encontrar, não será tempo perdido. E já agora digam-me onde... ;)

E pronto... Cá está mais uma sugestão de leitura como é habitual aos Domingos. Um dia passado em casa na companhia de uma ligeira constipação que não perde pela demora!


2 comentários: