17 de abril de 2013

Vitaminas do Complexo B - a minha opção


Eu não sou propriamente o maior apologista dos suplementos alimentares e acredito que o "segredo" está mesmo na alimentação. No entanto, existem alguns que não dispenso em certas situações como, por exemplo, quando modelar o stress é o objectivo. E como stress entenda-se todo o tipo de insulto crónico ao organismo, seja psicológico ou físico induzido por um regime intenso de treino ou descanso insuficiente. O stress não é uma entidade abstracta como por vezes se parece fazer crer. É mensurável (se escolhermos os indicadores certos), e pode ser atenuado com estratégias nutricionais, alimentos ou suplementos, e alterações no estilo de vida. Um dos mais importantes são as vitaminas do complexo B. Existem dezenas de associações vitamínicas B no mercado e nem sempre é fácil ao consumidor escolher o mais adequado. Os critérios mais óbvios são claro o preço e a qualidade. Quanto ao primeiro, não há muito que eu possa fazer. Mas relativamente à qualidade, talvez possa dar uma ajuda.


As vitaminas do complexo B ajudam a controlar a produção de cortisol nas supra-renais. Mas além disso, participam em centenas de reações metabólicas que envolvem os macronutrientes e DNA. Por exemplo, são essenciais para a síntese proteica e transaminação, processos essenciais para potenciar adaptações positivas aos treinos. Isto é especialmente evidente em regimes alimentares hiperproteicos que recorrem muito a fontes processadas como a whey ou caseína. Regra geral, os alimentos ricos em proteína animal são também boas fontes de vitaminas B.

Mas o objectivo deste artigo não é aprofundar o papel biológico e as fontes alimentares dessas vitaminas. É sim dizer-vos qual o meu suplemento alimentar de eleição para complexo B. E aqui não tenho grandes dúvidas: o B-complex com Metafolin(R) e factor intrínseco, da Douglas Laboratories. Na verdade, a Douglas Labs é sem dúvida uma das minhas marcas favoritas de suplementos. Um senão: é bastante cara. A qualidade paga-se.

As vantagens deste produto são várias. Em primeiro lugar, contém factor intrínseco para facilitar a absorção da B12. Além disso, a própria B12 está sob a forma de metilcobalamina, mais biodisponível e utilizada pelo cérebro sem necessidade de metabolização hepática. Um outro aspecto positivo é a forma do folato: Metafolin(R). O Metafolin(R) é uma forma patenteada de 5-metiltetrahidrofolato (5-MTHF) que não necessita de conversão enzimática no organismo e apresenta menor risco de toxicidade.

Lembrei-me de escrever o artigo quando ontem recomendei este mesmo suplemento a um amigo com o objectivo de modelar os níveis de cortisol e facilitar a perda de gordura corporal. Não tenho obviamente qualquer interesse em falar de uma ou outra marca, a não ser indicar-vos um produto em que confio e que me dá garantias de qualidade. É coisa que não me irão ver fazer muitas vezes. Isto não significa que não existam outros produtos igualmente bons, ou talvez melhores. Eu é que não os conheço. Trata-se da minha escolha e apenas isso. Mas como sei que estas associações vitamínicas são muito procuradas, fica a dica. Não é uma marca que encontrem com facilidade mas existe à venda em Portugal em alguns locais.

9 comentários:

  1. A grande mais valia do suplemento referenciado é sem dúvida a associação da metilcobalamina com o MeTHF, favorecendo a ação da homocisteína metiltransferase com redução dos níveis de homocisteína!! Não conhecia o suplemento, talvez passe a recomendá-lo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é a melhor opção no mercado actualmente. Admito que existam outros mas nunca me passaram pela mão.

      Eliminar
  2. Excelente amigo Sérgio.

    ResponderEliminar
  3. Sérgio,

    Como não encontrei informação na internet, gostava de lhe perguntar em que locais se encontram à venda suplementos Douglas.

    Não encontro o seu e-mail aqui no blogue. O meu mail é: renatamcastanheira@gmail.com

    Obrigada
    Renata

    ResponderEliminar
  4. Olá Sérgio, parabéns pelo excelente blog!

    Poderia-me dizer onde posso adquirir este produto? ivomoreira180284@gmail.com

    Obrigado
    Ivo

    ResponderEliminar
  5. onde é que posso comprar essas vitaminas da douglas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Lisboa:

      INSTITUTO PORTUGUES de NATUROLOGIA
      Edifício Folque
      Rua Filipe Folque, nº 40 2º Andar
      1050-114 Lisboa
      Tel. e Fax: 21 3161021

      TRIGAL-Produtos Naturais e Ervanária, Lda.
      Centro Com. das Palmeiras, lj 26/27
      R. José Régio
      2780-129 Oeiras
      Telefone:214572834

      FARMÁCIA BIRRE, LDA
      Rua de Birre, 503 A
      2750-218 Cascais
      Telefone: 21 4782121

      Eliminar
    2. No Porto:

      PORTO NATURAL
      Rua do Crasto, Nº 263
      4150-000 PORTO
      TEL. 22 6169003/4

      ERVANARIA PORTUENSE
      Na Boavista
      Rua Júlio Dinis, 724 a 764 | Loja 45 e 46 

      4050-321 Porto,
      Telefone: 226 090 356

      Na Foz
      Rua da Cerca, 472
      4150-201 Porto,
      Telefone: 226 104 814
      Telemóvel: 912 544 197

      C. SOARES, Lda.
      Praça Parada Leitão, 21 a 23
      4050-000 Porto
      Telefone: 22 2008682

      Eliminar