16 de maio de 2013

Crossgen Beef Protein - participa e ganha uma!


Os suplementos de proteína hidrolisada de carne andam aí e estão na moda como alternativas ao soro de leite. Algumas pessoas, influenciadas ou não pelo "movimento paleo", têm optado por estes novos produtos para evitar o consumo de derivados do leite. A verdade é que não existem estudos comparativos entre os hidrolisados de carne e a whey que possam atestar qual delas é superior em termos de potenciação das adaptações ao treino. Acredito que sejam bastante idênticas. Ambas são ricas em aminoácidos essenciais e leucina (BCAAs em geral). A hidrólise parcial aumenta a velocidade de absorção da proteína de carne, provavelmente até mais rápida que os concentrados de soro de leite. Tal como nestes últimos, os hidrolisados de proteína de carne também parecem conter péptidos bioactivos inibidores da ACE. O teor em creatina também é obviamente superior nas proteínas de carne. Não contém lactose, pelo que é bem tolerada a nível gastrointestinal pela maioria das pessoas. Conseguiremos encontrar sempre argumentos contra ou a favor consoante as nossas crenças. O que ainda não conseguimos encontrar são estudos comparativos.

Ofereceram-me recentemente uma embalagem de Crossgen Beef Protein. A Crossgen é uma marca recente no mercado, mais virada para o Crossfit e filosofia que o caracteriza - intimamente ligado à Paleo, onde os derivados do leite não têm lugar. É sem dúvida um produto interessante em vários aspectos. O teor proteíco total (81%) não difere da maioria dos concentrados de soro de leite, tal como a quantidade de hidratos de carbono (8%, não de lactose claro) e gordura (4%). A nível de micronutrientes poderá ser um pouco mais rica, mas pobre daquele que estiver a contar com estes suplementos para o seu aporte de vitaminas e minerais. Então o que torna este produto diferente?

Bom... A Crossgen Beef Protein é adicionada de glutamina, BCAAs, cetoglutaratos de ornitina, glutamina e arginina, e creatina monohidrato. A meu ver, uma grande falha é não indicar qual a dosagem destes elementos. Ficamos sem saber quanta creatina está presente por dose, por exemplo. A Crossgen Beef Protein contém também enzimas digestivas, embora isso não seja particularmente distintivo. Interessante é o facto de ser adoçada com Stevia e não com edulcorantes artificiais, embora a minha posição seja clara - apesar de natural, ainda não há certezas de que a Stevia seja mais segura do que os adoçantes artificiais.

A Crossgen Beef Protein também tem albumina de ovo como fonte proteica. Se o objectivo é ter uma proteína de absorção rápida, este é um ponto contra. Se for apenas um suplemento para aumentar o aporte proteico, então pode até funcionar pela positiva. Gostaria também de conhecer a % de hidrolise da proteína de carne, um parâmetro que não é divulgado (como na maioria dos produtos do género).

Em termos de sabor, confesso que não fiquei convencido com a de Fresh Coconut que experimentei. Talvez os outros sabores sejam melhores. Aposto que sim... É o que dá optar pelos mais exóticos. Adoro coco! Claro que aqui é um critério subjectivo e nada tem a ver com a qualidade do produto. A dissolução não é das melhores, possivelmente pelo teor em albumina, mas não compromete. O sabor é bastante intenso pelo que prefiro diluir numa quantidade apreciável de água.

De um modo geral, a Crossgen Beef Protein é um produto bastante interessante para quem evita a típica whey. Não estou tão certo que seja vantajosa noutros casos, embora tenha algumas particularidades que jogam a seu favor como o teor em creatina, glutamina e talvez o tipo de adoçante utilizado. Em termos de  resultados é impossível dizer como é óbvio. Sim... Eu sei que sou péssimo para fazer reviews... Tenho o mau hábito de dizer o que realmente penso lol. Brincadeira... Não houve qualquer pressão por parte da marca nesse sentido ;).

Como a melhor maneira de avaliar um produto é testando, a Crossgen vai oferecer uma embalagem a um de vocês. Para isso basta passarem pelo facebook do Fat New World e deixarem uma mensagem respondendo à pergunta:

Porque devo ganhar uma Crossgen Beef Protein?

A resposta deve ser feita como comentário à imagem do concurso (no topo). Para participar tens também de fazer um like à página e partilhar a foto alusiva ao concurso no teu mural.

As 3 respostas que eu achar mais originais serão submetidas a votação. É o público do Fat New World que escolherá o vencedor! O limite para submeter as frases é dia 24 de Maio. Quando anunciar as frases seleccionadas, a votação ficará activa durante mais 4 dias. O vencedor receberá em casa a Crossgen Beef Protein, sem qualquer custo adicional.

Participa ;)

3 comentários:

  1. Com a beef já não preciso de comprar bifes, estão muito caros!!

    ResponderEliminar
  2. É tomada depois do treino ?

    ResponderEliminar
  3. Onde compro esta proteina?

    ResponderEliminar