11 de junho de 2013

4 min de treino intenso é suficiente?


Quando falamos de exercício, mais não é necessariamente melhor. Os treinos intervalados de alta intensidade estão para ficar como uma forma eficiente de melhorar alguns parâmetros do condicionamento físico, tal como a capacidade aeróbia, e, não menos importante, alguns indicadores de saúde. Mas qual o protocolo ideal? Quanto é suficiente?

A resposta a esta pergunta não é simples e, tal como acontece para a dieta, o protocolo ideal dependerá da individualidade e dos objectivos a atingir. Mas uma equipa Norueguesa mostra agora que apenas 4 min, 3 vezes por semana durante 10 semanas, a 90% do ritmo cardíaco máximo, é praticamente tão eficaz como 4 intervalos de 4 min a 90%, com 3 min de recuperação a 70%, também 3 vezes por semana, no aumento da fitness cardiovascular (VO2 max), redução da pressão arterial e glicémia em pessoas destreinadas e com excesso de peso (IMC 25-30). Ou seja, apenas 3 sessões semanais de 4 min a alta intensidade são mais eficientes porque requerem menos tempo dedicado ao exercício.

Como sabem, o treino não é a minha especialidade e provavelmente estes protocolos tão pouco volumosos só funcionariam em indivíduos como estes, sem experiência de treino. Além disso, apenas o grupo com o treino mais longo perdeu peso. No entanto, e tendo em conta os benefícios que se conseguem atingir e a poupança de tempo, parece-me uma boa estratégia para aumentar a permanência no programa numa fase inicial, crítica para assegurar a adesão a longo prazo. 4 min de treino é suficiente? Depende do que queres.

3 comentários:

  1. Capacidade aeróbia ou Potência aeróbia? O consumo máximo de oxigénio avalia a capacidade aeróbia?

    ResponderEliminar
  2. Mario Alexandre,
    VO2max = Potência aeróbia.

    O estudo refere-se a 90% do VO2max. Para simplificar podes usar a FCreserva (FCmax - FCrepous).

    Abr

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo esclarecimento Francisco, mas também aproveito para corrigir a afirmação que fazes de seguida porque a% do VO2max não é correspondente à %FCreserva. A %FCreserva correspondete sim à %VO2 reserva.

    ResponderEliminar