4 de junho de 2013

A composição da microbiota pode prever a diabetes


O estudo da microbiota intestinal vai a um ritmo alucinante. Há alguns anos poucos se interessavam pelos bichinhos que habitam os nossos intestinos, mas hoje é reconhecido o seu papel na saúde metabólica dos hospedeiros. Obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares são apenas alguns exemplos de disfunções já associadas a desequilíbrios na flora intestinal. Num artigo publicado há dias na Nature, uma equipa mostra uma análise há microbiota prevê o risco de diabetes em mulheres Europeias, resultado este replicado numa coorte Chinesa. E mais importante, o valor preditivo é superior ao IMC e rácio cintura:anca. Uma característica distintiva é o menor número de bactérias produtoras de butirato. 

Na verdade, o delineamento deste estudo não nos permite estabelecer a direcionalidade da associação. Será que a microbiota está alterada porque as mulheres têm diabetes, ou têm diabetes porque está alterada? De qualquer forma fica mais uma vez patente a comunicação íntima entre a flora intestinal e o hospedeiro nas patologias metabólicas. Se assim é, torna-se imperativo manter uma saúde intestinal óptima para ser saudável no geral. E aqui a dieta assume um papel de destaque.

2 comentários:

  1. Como nutricionista funcional, percebo que ainda há muitos profissionais de saúde que dão risadas quando o assunto é Microbiota intestinal...

    Na minha opinião, pelo que já li e estudei, uma das causas da Diabetes é a disbiose (microbiota alterada), já que os LPS da parede celular bacteriana "obstruem" receptores GLUT de membrana celular, impedindo a ligação da Insulina à célula...

    ResponderEliminar
  2. Amigo Sérgio penso que está na altura de começar a rever a forma como escreve. Se quiser ficar ao nível de uns quantos "iluminados" tipo "nutricionista funcional" tudo bem. Contudo para os Maneis deste mundo convém explicar o que é a Microbiota, como se protege ou destrói etc, etc. Pessoalmento penso que a destruição da microbiota começa a nivel da agricultura de da forma como os solos são utilizados (adubados, desinfestados etc) daí a importância dos métodos de produção agrícola e da origem dos produtos. Depois há que combater a destruição da tal microbiota , efeitos dos antibióticos, efeitos dos açucares etc e depois como repor essa microbita, mencionando a importancia de produtos fermentados. (azeitonas, pickles caseiros).

    ResponderEliminar