18 de junho de 2013

Combinação de aminoácidos para aumento de massa muscular



O meeting anual da Endocrine Society que está a decorrer tem divulgado alguns trabalhos interessantes para quem gosta destas coisas. A importância dos aminoácidos na construção muscular não é reconhecida apenas em nutrição desportiva. A proteína de soro de leite e outras fontes têm sido utilizadas com bastante sucesso no tratamento de doenças degenerativas e inflamatórias que envolvem perda de músculo, como a SIDA e queimaduras, mas também no envelhecimento. Alguns gigantes da indústria farmacêutica têm formulações especiais de uso clínico à base de proteína e aminoácidos, como é o exemplo da Abbott e do seu Juven. Segundo um estudo agora divulgado, a toma desta bebida à base de aminoácidos (já veremos quais) duas vezes por dia, durante 6 meses, possibilitou ganhos significativos de massa magra em idosos. Estes ganhos foram acompanhados por um aumento do IGF-1 no soro, provavelmente explicado por uma maior produção de hormona do crescimento.


E o que é o Juven? Apesar de ser um produto patenteado e relativamente caro, não é complicado decompor nos seus constituintes básicos, apenas 3 aminoácidos: HMB, arginina e glutamina. O HMB é um derivado da leucina com resultados bastante promissores como estimulante da síntese proteica e anti-catabólico. A glutamina é conhecida pelo seu efeito a nível do sistema imunitário, reparação do epitélio intestinal e, mais controverso, atenuante do catabolismo muscular. A arginina por seu lado parece ter, sozinha ou em combinação com a glutamina, um efeito a nível da produção de hormona do crescimento, o que poderá explicar os resultados do nível sérico de IGF-1.

Não é sabido se resultados semelhantes seriam obtidos com adultos saudáveis, e se esse efeito seria potenciado ou não com a prática de exercício físico, nem tão pouco a influência a nível das adaptações ao treino. No entanto, e tendo em conta o "estado da arte", não seria de estranhar um efeito significativo, embora modesto, desta combinação. E modesto não significa inútil. Nós é que esperamos sempre mais dos suplementos alimentares do que eles realmente nos podem dar. HMB + glutamina + arginina antes de deitar merece um oportunidade ;).

Quantidades no Juven por dose:

Arginina: 7g
Glutamina: 7g
HMB: 1,5g

7 comentários:

  1. Bom dia. Sao conhecidos as quantidades de cada um?

    ResponderEliminar
  2. Não é uma dose muito alta de arginina?! Tendo em conta os que é indicado noutros suplementos de arginina!

    ResponderEliminar
  3. A maior parte dos suplementos desportivos é que têm doses demasiado baixas para conseguir o efeito desejado

    ResponderEliminar
  4. E essa combinação, tem um período especifico de toma, ou pode ser tomado ininterruptamente durante o período de tempo que quisermos, ou seja, podemos tomar durante o ano inteiro, ou convém ser ciclado?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há necessidade de fazer ciclos com estes aminoácidos.

      Eliminar
  5. Ok obrigado.
    Falou em tomar esta combinação antes de deitar, mas e mesmo antes de ir para a cama, ou um pouco antes (por exemplo 30-60 min)?
    Já agora, só encontrei arginina e hmb em capsulas. Como é que fazem para fazer esta combinação, abrem as capsulas e de arginina e hmb e juntam a glutamina e tomam?

    Obrigado

    ResponderEliminar