14 de junho de 2013

O chocolate previne a diabetes?

Já conhecemos alguns benefícios dos compostos presentes no cacau e dos potenciais efeitos positivos que poderão ter em disfunções metabólicas de cariz inflamatório. Numa experiência em ratinhos, uma equipa Americana descobriu que o cacau atenua drasticamente marcadores de inflamação, fígado gordo e diabetes em animais sujeitos a uma dieta "rica em porcaria", tipo a "nossa", durante 10 semanas. Por exemplo, os níveis de insulina foram reduzidos em 27% e a gordura no fígado em 32%, resultados de uma magnitude impressionante. 

Convém sublinhar que o estudo foi em animais, com uma quantidade de cacau que à escala humana se traduz em algo como 10 colheres de sopa de cacau por dia, todos os dias. Além disso, cacau não é chocolate, e uns têm mais que outros. Para mim, qualquer coisa abaixo dos 80% é um doce ;). No entanto, manchetes como esta nos media não tardaram: "Como uma chávena de chocolate quente antes de deitar pode prevenir a diabetes". Tenho sérias dúvidas que uma chávena de chocolate quente, cheia de açúcar, possa de facto prevenir a diabetes, por mais polifenóis que contenha. O efeito ate pode sair ao contrário do desejado...

1 comentário:

  1. Chocolate negro com 72% de cacao já tem uma percentagem "útil" a vários níveis. Pessoalmente não dispenso um quadrado. Não todos os dias, mas quase. Obviamente, tabletes inteiras talvez seja uma má idéia... ;)

    ResponderEliminar