11 de junho de 2013

Romã, açafrão, chá-verde e brócolos no tratamento do cancro da próstata

Um estudo a ser apresentado brevemente na conferência da American Society of Clinical Oncology revela que um extracto de romã, açafrão, brócolos e chá-verde (Pomi-T) pode ajudar a combater o cancro da próstata. Um ensaio de 6 meses com 203 homens com cancro na próstata indica que a toma do extracto reduziu os níveis de PSA em 63% comparativamente ao placebo, um excelente indicador de uma progressão favorável do tumor.


As evidências para o potencial anti-cancro da maioria dos fitonutrientes vêm de estudos com ratos e culturas de células. Como tal, o proponentes mais acérrimos da Medicina Baseada na Evidência não têm dúvidas em afirmar que a maior parte dos compostos presentes nos alimentos não reduz o risco ou a progressão do tumor. Na verdade, eles deverão também achar que os para-quedas não previnem o risco de "lesão" quando saltamos de um avião. Isto porque não existem ensaios controlados, aleatorizados, e duplamente mascarados que comparem os resultados do salto com ou sem para-quedas numa amostra de indivíduos representativa. Um grupo salta com para-quedas e o outro sem. Voluntários por aí?

Com os fitonutrientes passa-se o mesmo. Não existem estudos de qualidade e com potência suficiente para atestar a sua eficácia, ou até a inutilidade. Do ponto de vista da ética médica, não é aceitável privar um grupo de pessoas de um tratamento que se considera mais eficaz (o convencional) para testar algo com pouca evidência. Além disso, não há patentes envolvidas como no caso dos fármacos, a não ser em combinações como a do produto utilizado no ensaio, o Pomi-T.

Embora sejam necessários estudos de longa duração e que se debrucem sobre major endpoints (como a mortalidade), este ensaio em humanos sugere um efeito bastante positivo dos fitonutrientes presentes na romã, brócolos, açafrão e chá verde, pelo menos quando usados em combinação num suplemento alimentar. Esta é uma questão importante, visto que muitas vezes as doses eficazes são inatingíveis com o consumo destes alimentos na dieta. Ainda se conhece pouco do estudo, que analisarei com todo o interesse quando for publicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário