29 de julho de 2013

A qualidade dos suplementos de ómega-3 é crítica para o efeito


Ontem escrevi-vos sobre a tal associação entre os ómega-3 e o cancro da próstata [link]. Nesse contexto, falei-vos da elevada taxa peroxidação a que estes ácidos gordos estão sujeitos em ambientes oxigenados. Os peróxidos lipídicos são citotóxicos e agentes de stress oxidativo. Como tal, existe um risco associado ao seu consumo ou à sua geração no organismo. Relativamente ao primeiro aspecto, e no que toca aos suplementos alimentares, trata-se de um factor de extrema importância. A qualidade do produto é crítica! Este é um aspecto que não me canso de sublinhar, e que ficou demonstrado numa publicação recente do International Journal of Food Sciences and Nutrition [link]. Os efeitos benéficos associados aos ómega-3, em particular a nível do perfil lipídico, não se verificam com produtos peroxidados e de fraca qualidade.


Este "não-efeito" poderá ser até o menor dos problemas. Como referi, os peróxidos lipídicos são altamente tóxicos e implicados na carcinogénese. Acha que qualquer produto no mercado o põe a salvo deles? Desengane-se. A falta de regulação leva a que vários produtos de baixa qualidade invadam o mercado a preços muito competitivos e que atraem os consumidores menos informados. Entre os factores que podem levar à degradação do produto, o mais importante são os níveis de oxigénio no momento da encapsulação. A peroxidação é uma reacção em cadeia, em que um peróxido gera outro e por aí fora. É por isto que muitas marcas adicionam vitamina E às cápsulas, embora isso não proteja grande coisa caso já existam produtos oxidativos no meio.

Outros factores podem condicionar a degradação do produto. Uma embalagem de ómega-3 deve ser sempre guardada no frigorífico, e fora de exposição à luz. Entre cápsulas e líquido, opte sempre pelas cápsulas gelatinosas escuras. A partir do momento em que abre o frasco de um produto de ómega-3 líquido, o oxigénio entra e inicia a degradação oxidativa dos ácidos gordos. Mas um problema com as cápsulas é que não irá sentir o sabor râncido. Se o produto estiver degradado não vai dar por ela, o que não acontece com o líquido, embora o sabor que geralmente é adicionado possa disfarçar. Uma possível solução é, por estranho que lhe pareça, mastigar a cápsula e saborear o óleo de peixe.

Como referi, o factor mais importante na qualidade do suplemento de ómega-3 é o nível de peróxidos na altura de encapsulação. Portanto, depende da marca e dos cuidados na produção, não de si. Algumas marcas divulgam o índice de peróxidos com análises de laboratórios independentes e é isto que deve procurar, ou exigir ao fabricante. Nem todos os produtos são iguais, nem todos terão o mesmo efeito no organismo. É também por isto que muitas vezes vemos inconsistência na literatura, com estudos a utilizar diferentes produtos de qualidade variável. Comparar coisas que não são comparáveis. Uma regra simples, e que infelizmente é verdadeira, quando um preço parece demasiado bom, desconfie. Provavelmente é mesmo demasiado bom... O produto é que não.


40 comentários:

  1. Olá Sérgio, seria possível então aconselhar algumas marcas de omega 3? É que eu tenho mesmo comprado das mais baratas :P por exemplo da Natrol e Tested...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não queria entrar muito nessa guerra lol. Pessoalmente, e friso que é apenas uma opinião pessoal, gosto da Nordic Naturals, Minami, Pharma Nord, Kyolic, Gold Nutrition Clinical... Assim de cor são os que me lembro.

      Eliminar
    2. Olá, já analisou os da Herbalife? Tenho a melhor referencia deles?

      Eliminar
    3. Em termos de qualidade/quantidade/preço, qual dessas marcas sugeria? E que de preferência pudessem ser compradas em Portugal.

      Gostaria que me respondesse, pois estou a pensar em investir em omega 3.

      Muito Obrigado Sérgio, e continue com o óptimo trabalho desenvolvido :)

      Eliminar
    4. Nordic Naturals ou Minami por exemplo... ambas se vendem em PT.

      Obrigado!

      Eliminar
    5. Consegue-me indicar as lojas/sites. É porque estive à procura agora, e não encontrei nada em Portugal

      Eliminar
    6. Eu fui ao Celeiro a semana passada e julgo que não vi essas 2 marcas, no entanto posso ter visto mal, amanha se passar por lá pergunto se têm. Eu vi foi lá os da marca da solgar, não sei se serãotão bons como aquelas marcas que indicou em cima. Tem alguma opiniao sobre os omega 3 da solgar?

      Eliminar
  2. acho que dessas marcas nem se encontram omega 3 à venda... onde costumo comprar vendem da Natrol, Tested, Quamtrax e depois de marcas mais conceituadas: Reflex e Universal

    Se calhar vou passar a comprar da Reflex que é uma marca da qual sempre tive boas referências

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontras sim, onde tu costumas comprar é que não :). Eu também tomo e por vezes recomendo Reflex.

      Eliminar
  3. Exacto, frigorífico sempre e ao abrigo da luz. Outra boa opção é verificar o cheiro das cápsulas, se tiverem um odor a peixe muito intenso provavelmente não se encontra nas melhores condições.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sérgio, sabe algo sobre o omega-3 da Solgar?

    ResponderEliminar
  5. O que você me diz destes 2 artigos? São, no mínimo, para nos fazer refletir...

    Oxidized Omega-3 Fatty Acids Inhibit NF-κB Activation Via a PPARα-Dependent Pathway
    http://atvb.ahajournals.org/content/24/9/1621.short

    Oxidized ω–3 Fatty Acids Inhibit Pro-Inflammatory Responses in Glomerular Endothelial Cells
    http://www.karger.com/Article/FullText/79178

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luiz,

      Não me espanta. São estudos in vitro e in vivo, grande parte das acções dos n-3 são derivadas dos seus metabolitos gerados através da COX, que os oxida. Mas uma coisa é a oxidação controlada, enzimática, outra bem diferente é a ingestão de peróxidos.

      Abraço.

      Eliminar
    2. O omega-3 da solgar não merece resposta?

      Eliminar
    3. N tinha reparado na pergunta. não conheço o produto... a marca tem reputação. em principio será aceitavel.

      Eliminar
  6. Olá Sérgio,
    Podemos confiar nas marcas certificadas pelo IFOS? http://www.ifosprogram.com/industry-home
    Obrigada, Mariana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... Sem dúvida! Os produtos listados são testados para peróxidos.

      Eliminar
  7. Sergio o que me dizes da Omega-3 e DNAomega da Bjorce Ocean AS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando puderes dar uma vista de olhos diz alguma coisa.

      Eliminar
  8. e da marca biofil? http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=3900374

    na embalagem diz que é testado para pcbs dioxinas e metais pesados

    ResponderEliminar
  9. Olá Sérgio. Gostaria de perguntar se reconhece ao omega 3 liquido que a myprotein vende como sendo de boa qualidade. É que pelo que pesquisei parece ser muito interessante e mais barato do que os vendidos em cápsulas, mas fiquei na dúvida se em termos de qualidade será igual àqueles que recomendou ("Nordic Naturals, Minami, Pharma Nord, Kyolic, Gold Nutrition Clinical.").
    Se me puder responder agradecia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. não sou grd adepto de omega-3 líquidos devido à exposição ao ar a que está sujeito.

      Eliminar
  10. estou procurando outra marca, por que aquele da aracy nao tive efeito nenhum. e mole e olha que ele e carrissimo.cheguei tomar 4 frasco. e nao vi efeito em nada.a agua tem mais efeito mata a sede quando se toma.minha amiga tomou um mais barato comprado na farmacia, e disse que se achou maravilhada.melhorou o calor da menopausa, a memoria, a disposiçao dela. etc...

    ResponderEliminar
  11. Bom dia. As cápsulas de ómega 3 da my protein são confiáveis em termos de qualidade?

    ResponderEliminar
  12. Boa noite.
    Excelente artigo estou a pensar e ponderar tomar ómega 3. No entanto não sei ao certo qual escolher com tanta opinião, artigo e marcas... Na sua opinião, o ómega 3 da Vitalabs é confiável?

    Obrigado, cumprimentos.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia. Comprei 120 cápsulas da biofil, mas agora que cheguei a casa e começei a investigar um pouco isto dfa qualidade do produto e suas variáveis, estou com um pouco de receio. Principalmente porque as cápsulas estão a um preço muito competitivo, basicamente a metade das da solgar...aconselha? Aguardo resposta.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Sergio, qual a quantidade diária recomendada de EPA e DHA que aconselhas para um desportista de alta intensidade? Obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Cá em casa confio plenamente nesta: https://www.amway.pt/product/4298,nutrilite-complexo-omega-3

    ResponderEliminar
  17. E os suplementos da prozis? Que diz?

    ResponderEliminar
  18. Não será mesmo a suplementação de ómega-3 desnecessária?

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pu...

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pu...

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pu...

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Sergio
    Tem opinião sobre o suplemento Mega Red?
    Obrigado e continuação de um óptimo trabalho

    Nuno Moreira

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde Sérgio,

    Relativamente aos suplementos de ómega 3, já vi em alguns sites que uma forma simples de aferir da sua qualidade é verificar se congelam ou não. O próprio "famosíssimo" Dr. Lair Ribeiro, num dos seus vídeos, em que fala da enorme importância do ómega 3, refere também que uma grande parte dos suplementos vendidos no mercado (pelo menos no brasileiro) não têm qualidade e sugere justamente que se congelem algumas cápsulas para verificar empiricamente o seu estado. Se ao fim de algumas horas no congelador o óleo se mantém líquido, é bom sinal. Se congelar, é porque se encontra oxidado e deve ser descartado.

    Na tua opinião, e na ausência ou impossibilidade de acesso a análises laboratoriais, este procedimento tem alguma validade?

    Testei com as cápsulas da Biofil (Biomega) e depois duma noite a congelar o óleo manteve-se líquido, apenas formando algumas bolhinhas de ar (ou vácuo), que certamente se deveram à perda de volume do líquido por ação das baixas temperaturas. Nunca testei noutras marcas.

    Obrigado e sinceros parabéns pelos excelentes artigos que produzes!

    LMC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser uma boa estratégia empírica sim :)

      Eliminar
    2. Sérgio,
      2 questões:
      1. o que acha das cápsulas Mega Red ou similares
      2. Uma vez que considera a congelação das cápsulas uma boa estratégia empírica para avaliar a qualidade, gostaria de saber se considerável de qualidade apenas quando se mantém totalmente líquidas ou se pastosas também é aceitável - acabo de comprar cápsulas da kyolic, omega 3 com extracto de alho, e ficaram com essa consistência pastosa

      Obrigado

      Eliminar
    3. Não considero que o óleo de Krill represente uma grande vantagem. A consistência pastosa será suficiente.

      Eliminar
  21. Bom dia Sergio,

    Quando conseguir não se esqueça de comentar sff.

    Obrigado é bom trabalho

    ResponderEliminar