9 de julho de 2013

Betaína - novo suplemento para performance desportiva?


Muito sucintamente, quero dar-vos conta dos resultados de um estudo publicado recentemente sobre a utilização de betaína como ergogénio desportivo [link]. Segundo estes dados, a suplementação com 2,5 g/d de betaína durante uma semana pode aumentar a potência muscular em 5,5%. Isto pelo menos em 16 atletas recreativos e jovens.

-->

A betaína é um nutriente encontrado em vários alimentos e que desempenha funções de osmorregulação e dador de grupos metilo em reacções metabólicas no organismo. Uma das reacções em que intervém é a síntese de creatina, o que poderá explicar parcialmente os resultados obtidos. No entanto, e tendo em conta que o efeito na performance foi semelhante ao de outros estudos com creatina em doses elevadas, é pouco provável que o aumento da biossíntese de creatina seja o único mecanismo a actuar. A suplementação com 2,5 g de betaína não parece aumentar significativamente os níveis de creatina quando comparamos à suplementação directa. Mas a betaína funciona também como um osmorregulador, mantendo a hidratação celular necessária para assegurar a normalidade dos processos celulares em stress - exercício. A hiperhidratação é também um estímulo à síntese proteica e aumento dos elementos contrácteis funcionais. 

É natural que todos estes mecanismos actuam em conjunto para explicar o efeito ergogénio da betaína encontrado neste estudo. Mas a verdade é que ainda é cedo para alegar um efeito positivo na performance, sendo necessários mais estudos e de maior qualidade para confirmar estes resultados. De qualquer forma, parece ser interessante incluir na dieta fontes alimentares ricas em betaína, como os espinafres, peixe, marisco ou beterraba. Poderia também falar do trigo mas já sabem qual a minha opinião sobre ele ;). No entanto, se ainda não inclui estes alimentos na sua dieta, já o deveria estar a fazer há muito. A betaína não é só importante para a performace, desempenhando também um papel importantíssimo para a regulação do metabolismo celular e expressão génica.

2 comentários:

  1. Betaína + Citrulina + Malato de dicreatina = Excelente cocktail!

    Rodrigo Melo

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar