8 de julho de 2013

Papel da insulina na produção de leite materno


Já poucos põem em causa a importância do leite materno para um desenvolvimento saudável do bebé. É um veículo de inúmeros nutrientes e imunomodeladores importantes para os primeiros meses de vida e que vai ditar o perfil metabólico anos mais tarde. Mas a verdade é que muitas mulheres nas sociedades modernas não produzem leite suficiente. Um estudo publicado recentemente [link] sugere que uma das causas é a resistência à insulina e pré-diabetes, uma epidemia actual no Mundo e comum durante a gestação. Durante muito tempo se pensou que a insulina não desempenhava um papel directo na produção de leite, uma vez que as células das glândulas mamárias não necessitam da sua acção para captar glicose. No entanto, a insulina parece desempenhar um papel fulcral na síntese das proteínas que constituem o leite e na própria lactação. Em estados de insulino-resistência, causada por vários factores que quase invariavelmente passam por excesso de gordura e inflamação/stress crónico, as células deixam de responder devidamente à insulina. Neste caso, essa disfunção da sinalização hormonal pode levar a uma produção deficiente de leite materno.

-->

Os investigadores querem agora realizar um ensaio clínico para verificar o efeito do controlo da glicémia e sensibilidade à insulina através de medicação na produção de leite. No entanto, a equipa reforça e bem que "a abordagem ideal é preventiva. Modificações na dieta e exercício são mais poderosas do que qualquer droga".

Aqui fica mais uma implicação da resistência à insulina até agora desconhecida. Nas próximas duas semanas estou dedicado por completo à patofisiologia da resistência à insulina para uma aula que irei dar no dia 20. Como tal, é natural que o número de artigos aqui no blogue diminua e que aqueles a serem escritos sejam dedicados a essa temática, muito importante e actual nos dias de hoje. Uma disfunção metabólica que está na base de muitas das doenças crónicas que marcam o nosso Tempo.

1 comentário:

  1. Humm pode ser esse o motivo...Eu na tive leite o suficiente para amamentar meus filhos, sempre sofri com ovários policísticos que esta envolvido em resistência a insulina...Bom saber.

    ResponderEliminar