2 de agosto de 2013

Agosto no Fat New World


Entramos agora em Agosto mas o Fat New World não vai de férias. No entanto, a frequência e "densidade" dos artigos vai reduzir um pouco. Isto porque vocês estão noutra e eu vou aproveitar para me dedicar a outros assuntos, entre os quais várias aulas, palestras e cursos para dar já a partir de Setembro. Muito trabalho avizinha-se. Além disso, quero ver se assento as ideias para finalmente dar início a um projecto que anda no forno há algum tempo: o meu livro! Pois é... Trata-te mais de realização pessoal do que propriamente procurar rentabilidade. Já várias pessoas me abordaram nesse sentido, o que tem sido uma motivação extra para finalmente por o projecto em andamento. Levará o tempo que for necessário, meses ou anos, mas não será apenas mais um livro condenado ao esquecimento... Tem de fazer a diferença!

Confesso que, apesar de ser um desejo meu de longa data, escrever um livro sempre me assustou um pouco. Isto porque ficamos presos àquelas palavras para sempre. E eu não sou estático no tempo e no conhecimento. Estou sempre a aprender. Tudo evolui, incluindo eu próprio. Mas se pensar sempre assim, é difícil dar um passo em frente e há algo de "cobarde" em não assumir uma posição firme numa área tão "mal tratada" como é a Nutrição. Em particular no que diz respeito à composição corporal e performance, onde há um vazio literário que faça a ponte com a saúde e singularidade metabólica. Talvez seja a altura de o fazer, sem medo de voltar atrás um dia. Isso faz parte do conhecimento científico, e é aí que me inspiro. Arrogância intelectual nunca foi uma "qualidade" minha, e espero que nunca o venha a ser.

Também nunca quis, nem quero, ser visto como um "guru". Há algo de "seita" e "mística" subjacente em que não me revejo. Eu não faço mais do que reunir as peças do puzzle, aliando a ciência e teoria com a prática, nunca esquecendo a individualidade de cada um. Não existem receitas universais, e desconfiem de quem vos dá certezas. Terá de encontrar a sua, e só o poderei ajudar na melhor estratégia para lá chegar. Sou um experimentalista movido por um princípio sólido: congruência. Ser a mudança que quero ver nos outros, praticando no dia-a-dia cada linha do que escrevo. E com empenho a dobrar...

Férias? Pois é... Vou tirando uns momentos de lazer aqui e ali. No final de Agosto irei ter a minha primeira experiência "prática" no Crossfit em Ferreira do Zezere, e logo com atletas (e amigos) fora de série! Vamos ver se sobrevivo a esta ;) Um semi-descanso que vou certamente adorar. Uma experiência diferente para mim e orientado pelos melhores.

Portanto meus amigos, não estranhem nem "desliguem" caso comecem a ver 2 ou 3 artigos por semana, ou breves notícias que considere interessantes. Há trabalho de bastiadores a ser feito. Isto não significa que o blog tenha perdido o gás! Ainda há tanto para falar...

Boas férias se for caso disso ;)

11 comentários:

  1. Pelo que já li neste blog, acredito que o livro será um enorme sucesso!
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Sérgio: fico muito contente que coloques as mãos na massa em relação à escrita do teu livro. Revejo-me integralmente nas tuas palavras: "Trata-te mais de realização pessoal do que propriamente procurar rentabilidade.". Escrever um livro pelo prazer de investigar, produzir e transmitir conhecimento para nós mesmos e para a sociedade. É algo deveras nobre e que não não está ao alcance de todos. Parabéns pela tua postura :). Muita força! Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Essa prato moroso de cozinhar é aguardado pelos seguidores. Estamos interessados em alguns exemplares :)
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Boas ferias e forca com o seu livro acredito que não vai ser só mais um Livro acredito que faça a diferença e com muito mérito... Abraço

    ResponderEliminar
  5. De certeza que o livro será um sucesso!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. É bom saber que finalmente vais começar a dar asas ao livro. Eu sem dúvida alguma terei o maior prazer em o comprar e ler.

    ResponderEliminar
  7. Permitam que me dirija a todos. Muito obrigado pelo feedback e motivação :)

    ResponderEliminar
  8. Venha de lá esse livro! Eu compro:)

    ResponderEliminar
  9. Estou muito curiosa para conhcer esse livro pois tudo o que tem sido exposto aqui tem-me aberto muitos horizontes! nunca e demais o conhecimento!

    boas ferias

    ResponderEliminar