6 de setembro de 2013

A privação de sono condiciona as suas escolhas no supermercado


É verdade... mais um pequeno artigo sobre o sono, esse pilar de uma vida saudável que é por tantas vezes descurado. É um tema sobre o qual tenho vindo a falar bastante e uma das lacunas mais frequentes nas pessoas que me procuram - um sono inadequado. Convido-vos a ler mais sobre o tema aqui. A privação de sono, ou simplesmente horas insuficientes de descanso à noite, tem um impacto profundo na qualidade de vida e balanço energético, um factor de risco para doenças metabólicas e para engordar. A disrupção do ritmo circadiano normal, o nosso relógio cronobiológico, desregula o sistema hormonal e influencia a actividade do nosso cérebro. Isto pode também condicionar as escolhas alimentares que fazemos, com uma tendência para optar por alimentos mais "recompensantes". 

Um estudo publicado recentemente mostra que a privação de sono condiciona a decisão durante as compras no dia seguinte [link]. Verifica-se uma tendência para adquirir produtos mais densos em energia e mais comida no geral. Os autores tentaram também relacionar esse fenómeno com os níveis de uma hormona que estimula o apetite - a grelina. Apesar de os níveis de grelina serem mais elevados após privação de sono, esse aumento não se correlacionou com a tendência verificada. 


A equipa especula que não é a fome que condiciona directamente as escolhas, mas um efeito que depende da actividade cerebral. Já aqui vimos que a falta de sono altera o padrão de actividade dos nossos centros nervosos, aumentando-a em zonas relacionadas com a "recompensa" e prazer, e diminuindo em regiões que comandam as decisões conscientes [link]. É possível que esse padrão nos leve a fazer escolhas alimentares mais "gratificantes" e calóricas, independentemente do grau de fome que experimentamos. Na verdade, há uns tempos apareceu um estudo que relacionava a privação de sono a um perfil mais "compulsivo" de compras no shopping, e não apenas de alimentos. Podemo-nos recompensar de várias formas! Conclusão, nunca vá ao supermercado após uma noite de sono pobre. Uma boa forma de se proteger de comer porcaria é não a ter em casa ;).


Sem comentários:

Enviar um comentário