17 de outubro de 2013

Metanfetamina detectada em suplemento à venda em Portugal


Eu acredito no potencial ergogénico de alguns suplementos, mesmo sendo uma pessoa muito crítica por natureza. Uso-os e recomendo-os, embora apenas uma gama de produtos limitada que considero eficaz a nível de performance. Mas também sou um dos primeiros a alertar para os problemas dos suplementos alimentares, e a falta de regulação é um deles. Ninguém analisa o que sai para o mercado, nem tem de o fazer. Só se lembram disso quando os problemas surgem. Não é portanto de estranhar que várias marcas lancem para o mercado substâncias ilícitas que são detectadas nos testes de despistagem anti-doping sem conhecimento e intenção do atleta. O Craze da Driven Sports é mais um exemplo, um suplemento pre-workout à venda em Portugal. 

Intrigada por uma série de análises anti-doping positivas para anfetaminas, uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard analisou o Craze [link] e detectou a presença de N-alfa-dietilfeniletilamina, um composto da família das metanfetaminas. A empresa alega que esta substância está presente nas orquídeas, e como tal pode ser comercializada como suplemento alimentar, embora na verdade nunca tenha sido detectada em quantidades significativas. O mais provável é que se trate de mais uma designer drug, assemelhando-se ao caso do Jacked 3D e do óleo de Gerânio com DMAE. Além disso, tanto quanto sei o ópio também existe numa planta e não é por isso que é legal.

Fica o alerta. Este caso não é o primeiro nem vai ser o último, enquanto as autoridades competentes não se consciencializarem do problema e exigirem outro tipo de regulação ao mercado. Lançar o produto primeiro e fazer perguntas depois não tem funcionado, nem vai funcionar. Para quem, como eu, defende os suplementos alimentares como ergogénio ou até saúde, casos como este só desvirtuam a indústria e dão argumentos a quem ainda tem preconceitos em relação a estes produtos.



7 comentários:

  1. Bom dia Sérgio!

    Gostaria de saber a sua opinião acerca do N.O Xplode das BSN.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Sérgio, este artigo é altamente irresponsável da tua parte, tendo ouvido falar muito bem de ti, por parte de pessoas chegadas e sérias, deixo-te aqui um link que após o abrires e leres espero que possas rectificar este artigo. Obrigado,

    http://www.predatornutrition.com/blog/2013/07/04/predator-nutrition-response-to-craze-allegations/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O que mencionei no artigo são os resultados de um estudo da Universidade de Harvard, posterior ao artigo que colocou, que aliás não é de todo isento. O estudo foi publicado num journal peer reviewed e conduzido por uma equipa da Universidade de Harvard, que tudo indica insuspeita. Como tal, não tenho razões para duvidar dos resultados até prova em contrário, algo que esse texto não representa.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Boas Sérgio,

    Para quando um post acerca dos suplementos que usas e recomendas?

    ResponderEliminar
  4. O Rob Riches ainda anda ás voltas com isso...

    ResponderEliminar
  5. Posso confirmar que em termos psicológicos foi a melhor coisa que já tomei! Excelente motivação, atenção, confiança, (...)
    No entanto, os efeitos provocados pelo produto são tudo menos normais. A alteração psicológica é tão intensa que até assusta... E de ambas as vezes que utilizei o produto desenvolvi comportamentos obsessivo-compulsivos, durante a duração da toma! As minhas orelhas sofreram um bocado :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa, mas só para clarificar (porque me apercebo que posso ter deixado passar uma imagem diferente), NÃO RECOMENDO o produto!

      Eliminar