20 de novembro de 2013

O óleo de coco virgem protege contra a peroxidação lipídica


Os potenciais benefícios do óleo de coco virgem não são novos para vocês que lêem o blog, e vão para além do controlo de peso [link]. Ao contrário do refinado, extraído a altas temperaturas, o óleo virgem apresenta um conjunto de antioxidantes polifenólicos que protegem do stress oxidativo, mas que se perdem rapidamente quando usado para cozinhar a temperaturas elevadas. É sabido que aquecer e reaquecer óleos altera a sua estrutura e inicia o fenómeno de peroxidação lipídica que gera radicais livres agressores no organismo, como é exemplo o MDA. Um estudo agora publicado [link] testa em ratinhos o efeito do óleo de coco virgem contra o efeito deletério do óleo de palma oxidado nos níveis de MDA no tecido cardíaco. Embora seja de esperar um efeito protector, não deixa de ser surpreendente a magnitude e eficácia da adição, e não substituição, de 15 ml de óleo de coco na dieta destes animais expostos a peróxidos. Por outras palavras, os ratinhos que ingeriram óleo de coco como aditivo à dieta rica em gorduras oxidadas geraram menos MDA no tecido cardíaco e, como tal, estiveram menos expostos a estas moléculas agressoras.

O óleo de coco não é propriamente uma gordura comum nos países não-tropicais, mas isso não significa que não possa ser introduzida na nossa dieta. Existem vários benefícios potenciais, uns "mais comprovados" do que outros de um ponto de vista científico, que no conjunto suportam um efeito protector da ingestão de uma quantidade modesta de óleo de coco na dieta habitual. Tratando-se de uma gordura muito versátil e de sabor neutro, pode ser adicionada a quase tudo sem prejuízo.


1 comentário:

  1. Quem quiser adquirir este produto (e outros) a preços mais adequados pode consultar o site da iHerb

    http://www.iherb.com/Jarrow-Formulas-Organic-Extra-Virgin-Coconut-Oil-32-oz-908-g/7227

    908 g ficam a cerca de 20 € . As finanças são importantes e como sabemos certos produtos no nosso mercado são estupidamente caros.

    ResponderEliminar