20 de setembro de 2014

1º Congresso Europeu de Nutrição Funcional - 18 de Outubro, Centro de Congressos de Lisboa


É já no próximo dia 18 de Outubro que irá ter lugar o 1º Congresso Europeu de Nutrição Funcional. É com grande honra que me encontro entre os prelectores deste evento, pioneiro em Portugal.

Inscrições em: http://www.nutriscience.pt/1_congressoeuropeu_nutricaofuncional.html


1º Congresso Europeu de Nutrição Funcional


O QUE É NUTRIÇÃO FUNCIONAL?

A Nutrição Funcional deriva da Medicina Funcional, conceito criado nos EUA há vários anos, pelo Institute For Functional Medicine. Assente em diversos estudos científicos, a Nutrição Funcional aplica a Ciência dos Nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica, genética e epigenética.

Como tal, procura manter ou restabelecer o bem estar do organismo de cada indivíduo, a partir de uma adequada e complexa avaliação e da respectiva estratégia de intervenção individualizada. Assim, em vez de se limitar à prescrição de dietas tidas como saudáveis e adequadas (porque o que é saudável e adequado para uma pessoa pode não o ser para outra), a Nutrição Funcional identifica os sintomas, sinais e características bioquímicas, metabólicas e genéticas de cada indivíduo e estabelece a relação entre os mesmos e situações de carência, excesso ou desequilíbrio de determinados nutrientes. Para tal, utiliza ferramentas e estratégias específicas e actuais, baseadas não apenas nas disciplinas clássicas (Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Fisiologia, Imunologia, entre outras), como também na Nutrigenética, Nutrigenómica e Epigenética.

Apesar de recente em Portugal, a Nutrição Funcional já existe no Brasil há 15 anos, tendo sido criado, em 2004, o Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Assim, existem, hoje, no Brasil, centenas de nutricionistas clínicos com formação pós-graduada em Nutrição Funcional, envolvidos no tratamento de pacientes com diversos distúrbios metabólicos e neuropsiquiátricos e no acompanhamento de atletas de alta competição. 

CONGRESSO EUROPEU DE NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Será a primeira vez que este evento terá lugar na Europa e como tal ambas organizações tiveram o cuidado de escolher formadores de excelência e cujas formações académicas e experiências profissionais permitissem dar a este congresso um equilíbrio entre a informação puramente científica e académica e a informação com aplicação clínica.

Assim, o 1º Congresso Europeu de Nutrição Funcional contará com os seguintes palestrantes:

David de Lorenzo (Espanha): Biólogo, doutorado e Pós-Doutorado em Genética Humana, sendo um dos maiores especialistas Europeus em Nutrigenética e Metagenómica.

Gabriel de Carvalho (Brasil): Nutricionista e Farmacêutico, especialista em Análises Clínicas, tendo sido o fundador da Nutrição Funcional no Brasil e o primeiro latino-americano diplomado pelo Institute For Functional Medicine.

Filomena Trindade (Portugal/EUA): Bióloga e Médica, Mestre em Saúde Pública e especialista em Medicina Funcional e Integrativa, sendo a única Portuguesa formadora do Institute For Functional Medicine.

Andreia Naves (Brasil): Nutricionista e Fisiologista do Exercício, sendo directora e docente da VP Consultoria Nutricional, bem como autora e co-autora de vários livros técnicos de Nutrição e editora científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional

Pedro Bastos (Portugal): Investigador e doutorando em Nutrição na Univ. Lund (Suécia), Mestre em Nutrição Humana e Pós-graduado em Nutrição Funcional, sendo Director de Formação da NutriScience e professor adjunto da University of Western States (EUA).

Sérgio Veloso (Portugal): Mestre em Biologia Humana, Pós-graduado em Nutrição Clínica e especialista em Metabolismo, sendo formador residente da NutriScience e formador e palestrante em diversos cursos e congressos.

O Congresso terá lugar no dia 18 de Outubro (Sábado) das 10 às 19:30 no Centro de Congressos de Lisboa e contará com Healthy Breaks preparados pela Nutricionista e autora Andreia Revez e com um almoço (totalmente gratuito para os participantes) preparado pela Nutricionista Funcional e Chef premiada Carina Boniatti (Brasil), respeitando todas as refeições os princípios da Nutrição Funcional.

PALESTRAS DO CONGRESSO

      O que é a Nutrição Funcional: Gabriel de Carvalho abrirá o congresso explicando o que é a Nutrição Funcional e o porquê do foco dever ser o paciente que tem a disfunção e não a disfunção em si.


 Nutrigenética e Dieta Personalizada:  Ao longo desta palestra o Dr. David de Lorenzo explicará como as diferenças genéticas poderão influenciar as nossas necessidades de nutrientes e a forma como iremos reagir aos mesmos, pelo que uma dieta verdadeiramente personalizada terá, necessariamente, que ter em conta essas variações.

Nutrição Desportiva – Uma abordagem personalizada e funcional: Andreia Naves explicará de que forma a Nutrição Funcional se aplica a um atleta, no sentido de potenciar o seu rendimento e o seu estado de saúde, podendo, assim, aumentar a longevidade da sua carreira.

Análises Clínicas como ferramenta de personalização da dieta: Gabriel de Carvalho explicará o porquê da avaliação do indivíduo com base em marcadores objectivos ser a chave de uma intervenção nutricional personalizada de sucesso. Esta palestra pode-se resumir numa frase: “Avaliar em oposição a adivinhar”!

Dieta Ocidental e Doenças degenerativas Crónicas: ao longo desta palestra Pedro Bastos apresentará vários estudos que suportam a ideia que a dieta e estilo de vida modernos não permitem que nenhum indivíduo alcance um estado de saúde óptimo.

Nutrição Funcional e Disfunções da Tiróide: nesta palestra Gabriel de Carvalho irá explicar de que forma a Nutrição Funcional poderá ter um papel não apenas na prevenção, como também no tratamento de disfunções da Tiróide, com destaque para o Hipotiroidismo.

Fadiga Adrenal: ao longo desta palestra, a Dra Filomena Trindade irá explicar uma importante disfunção da vida moderna e causa de fadiga e de que forma uma abordagem funcional poderá ser a solução.

Consequências Hormonais e Metabólicas da Privação Energética Crónica: ao longo desta palestra, Sérgio Veloso irá explicar como uma dieta muito restritiva (que é normalmente utilizada para redução do peso corporal) pode produzir disfunções hormonais e metabólicas e de que forma se pode avaliar e corrigir essas alterações.

Hiperpermeabilidade Intestinal, Endotoxemia e Resistência à Insulina: a Resistência à Insulina produz várias disfunções que podem, entre outras consequências, aumentar o risco cardiovascular e de Diabetes Tipo II. Assim, ao longo desta palestra Pedro Bastos irá abordar uma causa de resistência à insulina ainda relativamente desconhecida do grande público, mas bem suportada do ponto científico e onde a Nutrição tem um papel crucial.

Nutrição e Metagenómica: Ao longo desta palestra, o Dr. David de Lorenzo explicará de que forma as bactérias que colonizam o tracto gastrointestinal influenciam o estado de saúde do indivíduo e de que forma a dieta modula as mesmas

Mitocôndria, Fadiga e Longevidade: ao longo desta palestra, Gabriel de Carvalho explicará de que forma as disfunções mitocondriais que parecem aumentar ao longo da vida afectam vários sistemas, levando não apenas a diversas patologias, mas também a Fadiga e de que forma se podem prevenir e até reverter essas disfunções.

Obesidade: ao longo desta palestra, Andreia Naves, irá explicar porque é que a Obesidade deverá ser abordada de uma forma funcional e totalmente personalizada.


ORGANIZAÇÃO

VP Consultoria Nutricional:

Fundada em 1999, em São Paulo, a VP Consultoria Nutricional é uma empresa de Educação e Consultoria que, além de oferecer apoio técnico-científico para as indústrias agroalimentar e farmacêutica, organiza cursos de Pós-Graduação e de especialização em Nutrição Funcional. Tendo como visão ser reconhecida, a nível nacional e internacional, como entidade de excelência e referência no âmbito da Nutrição Funcional, por meio da investigação e do ensino, ocupa, actualmente, no Brasil, uma posição de destaque ao nível das Ciências da Nutrição.

Os seus principais objectivos são capacitar e actualizar os profissionais de Saúde em relação à Nutrição Funcional, aplicar e difundir esta disciplina em todas as esferas sociais, económicas, políticas, académicas e científicas, de forma ética, e, deste modo, fomentar a investigação nesta área e contribuir para a promoção da saúde.


NutriScience – Education and Consulting:

Fundada em 2009, em Lisboa, a NutriScience é uma empresa de Formação e Consultoria, que, além de prestar serviços de consultoria a empresas, escolas e equipas desportivas, organiza cursos e conferências no âmbito das Ciências da Saúde, com particular destaque para as Ciências da Nutrição.

Os seus principais objectivos são divulgar a Nutrição junto dos profissionais e estudantes de diversas Ciências da Saúde, fomentar o debate junto dos Nutricionistas e Dietistas sobre temas polémicos e raramente abordados, dar a conhecer de forma acessível a todos os profissionais de saúde e estudantes o que melhor se faz na Nutrição em outros países e por último contribuir para alertar a população para a importância que a adopção de determinados comportamentos tem na prevenção de diversas patologias.


Sem comentários:

Enviar um comentário