6 de abril de 2015

Mais sobre os ovos e colesterol


Só para ter a certeza que estamos todos na mesma frequência, mais um estudo bem recente a mostrar que o consumo de 2 ovos por dia não levou a alterações no perfil lipidico, neste caso em diabéticos [LINK]. Ou seja, não aumentou o colesterol coisa nenhuma. E isto é verdade para cerca de 80% da população, que não responde ao colesterol alimentar com elevações da colesteremia. E eu sou um deles como sabem... [LINK]. Na verdade, o grupo que consumiu os 2 ovos, ao pequeno-almoço, relatou maior saciedade após o pequeno-almoço. Mais um a juntar a outra dúzia de trabalhos que apontam no mesmo sentido. 

2 comentários:

  1. Coincidência por falar em ovos. Vim hoje do consultório médico a saber que tenho os triglicéridos a 538 mg/dL, v-LDL colesterol a 108 mg/dL, colesterol total a 194 mg/dL, LDL a 66 mg/dL e HDL a 20 mg/dL. Já tinha tido problemas com triglicéridos, até que comecei a fazer low carb, e consegui controlá-los, mas parece que voltaram a subir. Desta vez, a minha médica quis colocar-me a tomar atorvastatina, mas como sou da área da saúde, recusei, dado os malefícios dos inibidores do hmg CoA redutase. Também culpou o facto de comer ovos diariamente ao pequeno almoço, apesar de lhe ter falado dos trabalhos cientificos que dizem o contrário, ela insistiu que não é boa ideia meter tanto colesterol no organismo.

    Alguma sugestão para baixar isto? Red yeast rice com resveratrol e ácido nicotínico pode ser uma boa solução?

    ResponderEliminar
  2. há uns anos tinha feito um teste, consumir durante um mês 10-12 ovos/dia. acho que não preciso de dizer o que aconteceu ao fim de 5 semanas :D

    ResponderEliminar