29 de outubro de 2015

O "Monte Estúpido"



Quando começamos a estudar um tópico existe um momento em que julgamos saber mais do que realmente sabemos. Uma ilusão do conhecimento pouco profundo sobre essa mesma matéria. Vamos a um congresso sobre hipersensibilidade ao glúten, e de repente toda a gente tem hipersensibilidade ao glúten (mesmo não existindo um Ser Humano na Terra capaz de o digerir não devemos assumir como absoluto). Ouvimos falar sobre fadiga adrenal, e toda a gente tem a adrenal "cansada". Ou se calhar é a tiróide depois de um curso sobre hipotiroidismo tipo 2? Como se costuma dizer, quem só tem um martelo trata tudo como se fosse um prego.

Um exemplo bem paradigmático foi a recente polémica sobre a carne vermelha/processada e cancro. Nas vossas decisões evitem o "Mount Stupid". É onde cometemos a maior parte dos nossos erros. Mais perigoso do que a ignorância é o falso conhecimento.

"It is paradoxical, yet true, to say, that the more we know, the more ignorant we become in the absolute sense, for it is only through enlightenment that we become conscious of our limitations." - Nikola Tesla

Sem comentários:

Enviar um comentário