1 de outubro de 2015

Uma reflexão sobre o Peso Pesado Teen


Este é um slide que costumo apresentar no final das minhas palestras sobre controlo de peso. Por mais empenho no estudo, ainda não sei qual o segredo para o emagrecimento definitivo. Admiro quem acha que sabe, e se me puder dizer agradecia pois poupava trabalho a muita gente. Por agora acredito que não há, mas sim alguns bloqueios metabólicos/hormonais a serem vencidos antes que qualquer estratégia possa funcionar de forma permanente. 

Mas sei que fui um caso de sucesso, e algumas características posso destacar de todo este processo - consistência, congruência, foco, e capacidade de adaptação às circunstâncias. Durante 14 anos não parei de treinar, não me desleixei na alimentação, e continuei a aprofundar os meus estudos na área da composição corporal e metabolismo. Pode parecer pouco mas só tenho 30. Não se pense que o sucesso é linear. Ele é feito de vitórias e fracassos, mas sempre com um objectivo no horizonte. O difícil não é perder peso. É sim toda uma vida dedicada a mantê-lo, e ajudar outros a consegui-lo. Uma vez obeso, o corpo não esquece. Aceita-o. Não estou aqui para motivar ninguém, isso tem de vir do próprio. Quanto tempo vai demorar? Sei lá... Para mim ainda não acabou!

Ver aqueles miúdos no Peso Pesado traz-me recordações de um passado já distante. Porque o programa tem o sucesso que tem? Porque alimenta a necessidade do ser humano em ter pena do próximo, ou pior, de ver "freaks" e dar umas gargalhadas. Explora as emoções humanas, o melhor e o pior que há em nós. Mas não me preocupa tanto o que passam enquanto lá estão, muito mais o que vem a seguir e quando perceberem que cá fora, no Mundo real, nada mudou. E eles mudaram muito menos do que imaginam.


Sem comentários:

Enviar um comentário